**PUBLICIDADE


Vírus solto


Avatar

Publicado em 21 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


“O número de internações voltou a subir, novos óbitos são registrados todos os dias.”

Se no período mais agudo da crise sanitária deflagrada pelo coronavírus governadores e prefeitos atuaram para minimizar o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro, já não se pode dizer o mesmo das providências tomadas agora. O número de internações voltou a subir, novos óbitos são registrados todos os dias, mas o poder público age como se a pandemia fosse um assunto superado.
Não é assim. Sergipe registrou três mortes e 439 novos casos conhecidos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico estadual divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. Convém atentar, entretanto, para a possibilidade de sub notificação. Sem uma atuação mais incisiva das autoridades, a população já não adota nenhum cuidado.
A contaminação por Covid-19 segue a solta, sem controle. A imunização estagnou, a ponto de muitas doses da vacina estragarem sem uso, extrapolarem o prazo de validade. Os testes disponíveis nas unidades básicas de saúde também não são procurados. Há carência de dados. Assim, resta à população encarar o combate ao vírus com as armas ao próprio alcance: máscara, álcool em gel, distanciamento social e o isolamento das pessoas com sintomas.
Governadores e prefeitos precisam voltar a se empenhar no combate ao vírus, através de campanhas massivas, até o limite da insistência. Os dados exigem uma postura mais zelosa das autoridades. O vírus circula solto.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE