Terça, 14 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Edvaldo anuncia liberação dos recursos do Plano de Mobilidade Urbana para Aracaju


Publicado em 30 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia


Principais avenidas da cidade com novo pavimento, terminais e abrigos de ônibus reformados e semaforização inteligente. Estes são os pontos principais do Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju, que se tornarão realidade a partir de agora. Na manhã desta segunda-feira, durante solenidade no Centro Administrativo, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou a liberação de R$ 130 milhões, do governo federal, para a efetivação do projeto. Ainda nesta semana, na quinta-feira, dia 1º de fevereiro, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, estará em Aracaju para formalizar o convênio.

“Este é um projeto que fiz ainda no meu mandato anterior, há cinco anos, mas que ficou paralisado na gestão passada. Nós retomamos e conseguimos recuperar os recursos, graças ao apoio fundamental do deputado André Moura, líder no governo no Congresso. Para se ter uma ideia da importância deste ato, este será o primeiro contrato que o governo federal firma em 2018 com uma prefeitura. É o progresso e o desenvolvimento voltando para a nossa cidade e tudo isso perto do aniversário da nossa Aracaju, um grande presente”, afirmou o prefeito.

Edvaldo detalhou então como se dará a aplicação dos recursos: “Vamos recapear quatro corredores de transporte, recuperar os terminais e os abrigos de ônibus e vamos fazer uma central de inteligência no trânsito, além de substituir grande parte dos semáforos. Ao final, teremos um grande legado no campo da mobilidade urbana”.

O líder do governo federal no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, destacou que a liberação dos recursos só será possível graças à capacidade gerencial da prefeitura. “Quero ressaltar que toda essa parceria é possível graças aquilo que a Prefeitura tem nos proporcionado de condições para viabilizar esses recursos junto ao Governo Federal. O ministro Alexandre Baldy fez questão de ressaltar que este será o primeiro contrato assinado em 2018 entre o Ministério das Cidades e uma Prefeitura no país. Do mesmo jeito que, em 2017, Aracaju foi o segundo ente a receber recursos do Orçamento Geral da União”, disse.

Serão beneficiados com o recurso os corredores de transporte que compreendem as avenidas Beira Mar (desde o Centro, nas imediações dos mercados centrais, até o bairro Atalaia), Hermes Fontes (em toda a sua extensão), Augusto Franco (mais conhecida como “Rio de Janeiro”) e a via que se inicia na avenida Paulo VI (ainda no conjunto Augusto Franco) e segue até o Centro.

Terminais de ônibus serão reformados e novos terminais serão construídos. Quanto à semaforização inteligente, uma Central de Inteligência e Controle será construída, de onde será possível coordenar o funcionamento dos novos semáforos para garantir mais fluidez e redução das retenções de trânsito nos horários de pico.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade