O candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, chega ao dia da eleição com o sentimento de "satisfação e confiança". Ele, que, desde o dia 16 de agosto, quando a campanha começou, não saiu das ruas, em diálogo permanente com a população, diz estar preparado para os desafios futuros. Ao JORNAL DO DIA, Edvaldo define o pleito deste ano como um "reencontro" com os aracajuanos.
"Chegamos ao dia 2 de outubro, com um sentimento de muita satisfação e de que confiança. Eu e minha vice, Eliane Aquino, apresentamos ao eleitor as nossas propostas, aquilo que pretendemos realizar para que Aracaju volte a ser a capital nacional da qualidade de vida, título alcançado na minha primeira gestão. Mesmo atacados por nossos adversários, que optaram por uma campanha de baixaria e mentiras, nós não perdemos o nosso objetivo inicial, que foi realizar uma campanha de alto nível, em respeito a todos os aracajuanos, que esperam por um gestor que tenha capacidade, experiência, que atue com criatividade, ética e responsabilidade", afirmou ele.
Edvaldo destaca os pontos principais do seu programa governo. "O nosso plano está baseado em duas linhas: reconstruir e avançar. Para tal, estabelecemos como prioridades a reconstrução do Sistema de Saúde, que passa pela ampliação do número de equipes do programa de saúde da Família, reforma das unidades de saúde, contratação de mais profissionais, regularização no fornecimento de remédios e ampliação da marcação e realização de exames", explica.
"Também iremos recolocar o pagamento dos salários dos servidores em dia, reforçar a atuação da guarda municipal, para que ela atue de forma integrada com as polícias e esteja mais próxima da comunidade, fazendo a segurança nos terminais de ônibus e escolas. Vamos retomar as 40 obras que deixei na cidade, com recursos garantidos, e a atual gestão não deu prosseguimento, vamos construir creches em bairros onde há demanda, revogar o aumento do IPTU, retomar o Plano Habitacional de Aracaju e reestabelecer parcerias com bancos públicos para voltar a construir casas para quem precisa", complementa.
Ao longo da campanha, Edvaldo e Eliane visitaram todos os bairros de Aracaju, com carreatas, caminhadas e encontros com a comunidade e a sociedade civil organizada. "A campanha foi um momento de reencontro. Tive a oportunidade de dialogar com os aracajuanos, lembrar aquilo que já fizemos pela cidade e mostrar que estamos preparados para enfrentar os desafios que o momento atual e o futuro impõem. Nosso foco, desde o início, foi construir uma plataforma de governo dentro das possibilidades reais da administração, sem propostas mirabolantes, nem promessas irrealizáveis, mas inteligência e criatividade. A população entendeu o nosso propósito e tem demonstrado isso a cada encontro. Além disso, as pesquisas mostram que o nosso crescimento é contínuo e consistente", reiterou.
Apelos – A candidata a vice-prefeita, Eliane Aquino, também faz uma avaliação positiva da campanha. "A população me pedia para que eu fosse candidata. O meu nome saiu da vontade do povo. Então, a campanha foi muito especial no sentido de eu reafirmar o meu compromisso com Aracaju. Vou trazer a minha experiência ao lado de Marcelo na vida pública para ajudar a nossa cidade. Serei uma vice muito ativa. Tenho uma relação de amizade e confiança com Edvaldo e sei que iremos trabalhar de forma integrada", afirmou.
Ao destacar as linhas principais da futura administração, Eliane relacionou os pontos que considera fundamentais: "Primeiro passo é respeito ao dinheiro público, segundo é planejamento, terceiro é estabelecer prioridades. Se conseguirmos executar esta tríade, nós faremos um bom trabalho". Neste sentido, ela ressaltou que a elaboração e apresentação do programa de governo não foi apenas para cumprir uma determinação da Justiça Eleitoral, mas para estabelecer um compromisso com os cidadãos.
"É uma questão de caráter e compromisso. Meu compromisso é com a verdade. Não dá mais para olhar uma campanha como uma gincana ou processo de mentiras. Eu e Edvaldo temos dito: não faremos nenhuma promessa mirabolante. O nosso programa de governo não foi só para registrar no TRE, mas é um plano de gestão", explicou.
A candidata ainda ponderou que, diante das experiências de gestão de Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira – que governaram Aracaju por 12 anos – será possível "focar no que deu certo" e "evitar a repetição de erros". "Nós já vivenciamos uma Aracaju que deu certo. É com este foco que dou candidata. Focar nas experiências que deram muito certo e dar continuidade é fundamental. Queremos pensar a cidade a longo prazo e não apenas para quatro anos", salientou.


