Prefeito e ministro exibem contrato para a troca da iluminação pública de Aracaju
Edvaldo e o ministro Roberto Marinho durante assinatura de contrato que garantirá modernização da iluminação em Aracaju
Publicado em 10 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Prefeito e ministro exibem contrato para a troca da iluminação pública de Aracaju
Edvaldo e o ministro Roberto Marinho durante assinatura de contrato que garantirá modernização da iluminação em Aracaju
O prefeito Edvaldo Nogueira e o minis- tro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinaram na tarde desta quarta-feira o contrato para a Parceria Público-Privada que garantirá a modernização de todo o parque de iluminação pública da capital sergipana com lâmpadas de LED. A iniciativa coloca Aracaju entre as primeiras cidades do país a ter o processo para a PPP, apoiado pelo Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) do governo federal, concluído. A cerimônia ocorreu na sede do MDR, em Brasília, e contou com as presenças dos prefeitos de Franco da Rocha (SP), Kiko Celeguim, e de Feira de Santana (BA), Colbert Martins – por videoconferência -, cujos contratos também foram assinados.
"Este é um momento de grande felicidade, histórico para nossa cidade. Trabalhamos muito para concluir todo o processo, em um curto espaço de tempo, e hoje finalizamos com a assinatura do contrato. A partir desta Parceria Público-Privada, Aracaju se tornará a primeira capital do país com 100% da iluminação transformada pela tecnologia de LED, nos próximos dois anos, com investimento de R$ 82 milhões, e isso só será possível por causa deste projeto, e porque nos empenhamos, cumprimos as etapas, os prazos e estruturamos um projeto que servirá de modelo para o país. Hoje inauguramos um novo momento, com a estruturação de um projeto composto por três elementos fundamentais: o da quebra de paradigmas, onde o poder público se associa a iniciativa privada para contribuir com o desenvolvimento das cidades; o da capacidade técnica, tendo como elemento fundamental a transparência, o que nos permitiu atrair diversas empresas para o modelo de PPP construído; e o mais importante, o de resultado para a sociedade, para as pessoas, que são o centro de todo esse trabalho", destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou que os contratos assinados representam "uma construção coletiva, voltada para o futuro, com segurança". Ele ressaltou, também, que "as três cidades se tornam exemplo, pontas de lança". "Com essa iniciativa, todos aqueles que não acreditavam neste modelo, passam a crer, porque veem, de forma concreta, o sonho se realizar. Acredito no que estamos fazendo. Esse movimento é irreversível e não porque queremos, mas sim porque é correto, vai direção acertada e reúne forças que estavam dispersas em nosso país. Somos um país extraordinário, maravilhoso, mas demos muitas cabeçadas. É um modelo que é fruto de tentativas e erros, e que reflete o acúmulo de experiências daqueles que vieram antes da gente. Com isso, alcançamos uma expertise técnica que permite dar segurança ao investidor, porque pensamos a médio e longo prazo", afirmou.
Assim como o ministro, a vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé, elogiou a postura dos prefeitos e destacou que os gestores de Aracaju, Feira de Santana e Franco da Rocha "são pioneiros".
A Prefeitura de Aracaju e as empresas Proteres, High Trend, MG 3 e RT 071, já haviam formalizado a contratação do Consórcio Conecta Aracaju, em solenidade realizada no último dia 30, na sede da administração municipal. A concessionária foi escolhida em um leilão, realizado em agosto deste ano, na Bolsa Brasil Balcão (B3), em São Paulo, ao apresentar o menor preço entre as 15 propostas de empresas e concessionárias interessadas em estabelecer a parceria público-privada com Aracaju. Caberá a ela substituir 58.763 pontos de luz da cidade, com uso de lâmpadas de LED e telegestão, em um prazo de até dois anos.