**PUBLICIDADE
Eleição dos delegados
Publicado em 18 de dezembro de 2019
Por Jornal Do Dia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB) definiu que a Casa terá pautas de votação nos dias 19, 23 e 26, para só então iniciar o recesso parlamentar. Para a quinta-feira (19), ficou estabelecido que estará mantido o entendimento para os deputados apreciarem a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que , em seu 1º turno, que versa sobre a Previdência Social dos servidores públicos e militares estaduais, alterando o artigo 30 da Constituição Estadual fazendo uma adequação à Nova Previdência, aprovada pelo Congresso Nacional através da Emenda Constitucional nº 103/2019. Os parlamentares podem entregar suas emendas com pelo menos oito assinaturas na Secretaria-Geral da Mesa Diretora até às 17 horas desta quarta-feira (18).
Eleição dos delegados
Nas eleições 2018, os sergipanos elegeram o delegado de polícia Alessandro Vieira se nador da República pela Rede, hoje Cidadania. Ele foi eleito com 474.449 votos, o correspondente a 25,95% dos votos válidos. A segunda vaga ficou com Rogério Carvalho (PT), que obteve 300.247 votos, o equivalente a 16,42% dos votos válidos.
Alessandro, que teve mais votos que o governador Belivaldo Chagas (PSD) no primeiro turno (403.252 votos), na disputa pelo Senado desbancou nomes veteranos da política sergipana como os ex-governadores Jackson Barreto (MDB), que conquistou 204.777 votos (11,20%) e Antônio Carlos Valadares (PSB), que obteve 175.155 votos (9,58%). Além do então líder do governo Michel Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC), que chegou em terceiro lugar com 251.213 votos (13,74%).
O delegado pegou o embalo do presidenciável Jair Bolsonaro, que é capitão reformado e foi para a disputa para o Planalto pregando mudanças, combate a corrupção e a criminalidade no país. Ainda foi beneficiado com o fato de ser o segundo candidato a senador da maioria dos eleitores de André, Jackson e Valadares – por acharem que não teria chance de se eleger. Acabou como primeiro delegado eleito senador por Sergipe.
Agora, mais um fato inusitado caminha para ocorrer na política de Sergipe. Existem hoje três delegados de polícia pré-candidatos a prefeito de Aracaju em 2020: Danielle Garcia, que coordenador o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap); Georlize Oliveira, que foi secretária de Segurança Pública e superintendente da Polícia Civil; e Paulo Márcio, ex-presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol).
Danielle se filiou na sexta-feira passada ao Cidadania, que em Sergipe é comandado por Alessandro Vieira, e vai começar a construir sua pré-candidatura rumo a PMA. Em 2018, ela chegou a se filiar a Rede para disputar mandato de deputada estadual, mas voltou atrás. Três dias depois rasgou a ficha de filiação. Agora, motivada pela eleição do senador, está disposta a ir para a disputa eleitoral em 2020.
Georlize já é filiada ao DEM há vários anos. Anteontem, o presidente estadual do partido, ex-deputado federal José Carlos Machado, colocou seu nome como pré-candidata da legenda no ano que vem e ela topou.
Já Paulo Márcio deixou recentemente o DEM e está analisando sua filiação em outro partido, que possa lhe dar legenda para disputar a Prefeitura de Aracaju. Chegou a declarar que deixava o DEM não por conta das diretrizes do partido, mas pelo desejo de construção de um novo projeto coletivo para Aracaju.
Dos três delegados, somente Danielle não tinha vinculo político partidário. Georlize e Paulo tinham filiação partidária ao DEM do ex-governador João Alves Filho. Antes, Paulo Mário esteve no PT ao lado do então governador Marcelo Déda, chegando a coordenar o programa de segurança pública do governo petista.
Se confirmadas, será a primeira eleição na capital com tantos policiais querendo os papeis de protagonistas. Numa eleição municipal, o mais comum é que policiais disputem vagas para vereador e não para prefeito da capital.
De volta a Sergipe
Os delegados Danielle Garcia, Georlize Oliveira e Paulo Márcio caminham mesmo para uma candidatura à Prefeitura de Aracaju em 2020. Danielle já deixará, em janeiro próximo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília para construir em Aracaju sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).
Nomes na mesa
Além dos três delegados estão com seus nomes cogitados para disputar as eleições na capital: os ex-deputados federais Valadares Filho (PSB) e Márcio Macedo (PT); o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC); o professor Jossimário Mick (PSOL); o advogado Henry Clay, que disputou em 2018 o Senado pelo PPL; e o candidato natural à reeleição Edvaldo Nogueira (PCdoB).
Mais um
O ex-senador Almeida Lima garantiu à coluna que está mesmo disposto a disputar a Prefeitura de Aracaju em 2020 pelo PV. Revela que iniciou conversar nessa direção "para sentir o clima, embora alguns partidos tenham falado em candidaturas própria".
Confiante
De Almeida ao ser questionado se acredita que tem chances na disputa pela PMA concorrendo por um partido pequeno como o PV e com nomes competitivos: "Tenho fé sim. Trabalharei. Será uma eleição animada".
Não haverá racha
O empresário e ex-candidato a governador Milton Andrade (Novo), que sempre tem seu nome especulado como pré-candidato a prefeito de Aracaju, assim como o da vereadora Emília Correa (Patriota), diz que o seu grupo sairá unido para as eleições 2020. Haverá apenas um candidato de consenso na capital.
Não haverá racha 2
A coluna tem informações que Valadares Filho vem conversando muito com Alessandro Vieira. O assunto gira em torno de uma composição entre PSB e Cidadania em Aracaju. O ex-deputado descarta qualquer possibilidade de que venha a ser candidato a vice-prefeito em 2020, assim como a vereadora Emília Corrêa (Patriotas)
Reforma 1
A Assembleia Legislativa votará amanhã o projeto estadual de reforma da Previdência, que é uma adequação ao aprovado pelo Congresso Nacional. Levantamento do G1 mostra que, em sete estados, as respectivas assembleias legislativas já aprovaram projetos que alteram as aposentadorias dos servidores locais: Acre, Alagoas, Espírito Santos, Maranhão, Paraná, Piauí e Mato Grosso.
Reforma 2
Outros 17 estados mandaram ou pretendem enviar aos legislativos locais textos próprios que alteram pontos específicos da legislação previdenciária. Por ora, apenas Distrito Federal e Bahia ainda avaliam se vão enviar propostas, e Rondônia é o único estado que rejeita alterar as regras para aposentadoria, segundo a Secretaria de Comunicação local.
Reforma 3
O projeto de reforma estadual da Previdência, que é equivalente ao aprovado pelo Congresso Nacional, tem apenas alguns pontos divergentes. O governo Belivaldo Chagas propõe que todos os aposentados e pensionistas contribuam com 14% para a previdência.
Reforma 4
Na reforma aprovada proposta pelo governo Jair Bolsonaro a contribuição à Previdência Social varia de 7,5% a 22%. No INSS, as cobranças passarão a ser de 7,5% a 14%, de acordo com a faixa de renda. Para os servidores federais que ainda podem se aposentar com benefício acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.839,45), as alíquotas podem chegar a 22%, caso recebam alguma parcela acima do teto remuneratório de R$ 39 mil mensais.
Indagações 1
Nos quatro cantos de Sergipe o assunto mais comentado continua sendo os áudios e vídeos que envolvem o vereador Carlito Alves (Republicanos) em suposto atos de pedofilia, que ele diz que é crime cibernético e que tem um inquérito aberto. Tudo por conta das várias contradições e pontos soltos.
Indagações 2
Um dos questionamentos que está sendo feito é que o vereador fala que tem um Boletim de Ocorrência, só que ninguém sabe nada sobre esse BO e o seu número. Indagam se ele não teria feito apenas uma queixa-crime?
Indagações 3
Ontem mesmo, durante entrevista, Carlito disse que foi orientado pela delegada a dizer que aceitava pagar a propina emsilêncio para que pudesse pegar a pessoa que estava extorquindo através de conta bancária. A delegada precisa confirmar se procede essa informação e se tinha conhecimento dos vídeos e áudios do vereador para a suposta menor e criminosos.
Indagações 4
Uma curiosidade é que o advogado do vereador, o Adir Macedo, em entrevistas que concedeu a imprensa disse que não tinha recebido nenhum áudio do seu cliente. Sendo assim, por que o Carlito contrata um advogado para fazer sua defesa e omite os áudios, que hoje toda a imprensa dispõe?
Decisão partidária
O presidente estadual do Republicanos, ex-deputado federal Jony Marcos, disse ontem à coluna que durante reunião do partido para discutir a situação do vereador, realizada anteontem, uma boa parte queria já a sua expulsão. Mas que ficou decidido que a legenda esperará o desenrolar da apuração para tomar qualquer medida. "Todos devem ter o benefício da dúvida, o direito a ampla defesa e ao contraditório", disse.
Mulheres em alta
Jony disse que está trabalhando pelo fortalecimento do Republicanos em Sergipe, visando as eleições 2020. Revela que o partido já tem quatro pré-candidatas mulheres à prefeita: a vereadora Salete (Barra dos Coqueiros); a vice-prefeita Adriana Leite (Estância); a vice-prefeita Zelina (Siriri); e a prefeita Nena de Luciano (Monte Alegre).
No TRE 1
Na pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) desta quarta-feira consta o julgamento de embargos de declaração apresentados pela defesa do governador Belivaldo Chagas (PSD) arguindo a suspeição do desembargador José dos Anjos no julgamento da ação movida pela coligação do então candidato a governador Valadares Filho pelo fato do seu filho prestar serviços jurídicos no escritório contratado pelo adversário. O relator é o desembargador Diógenes Barreto.
No TRE 2
Ainda na pauta de hoje o julgamento dos embargos de declaração apresentados pelas defesas do deputado estadual Talysson Costa (PL) e do deputado federal Bosco Costa (PL), que tiveram mandatos cassados pelo pleno do TRE por abuso de poder econômico nas eleições 2018. E ainda os embargos apresentados pela defesa do prefeito Christiano Cavalcante (PSC-Ilha das Flores), que também teve mandato cassado por abuso de poder econômico nas eleições 2016.
Veja essa …
Do senador Rogério Carvalho (PT) ontem ao Uol, sobre a contratação da filha do ex-presidente Lula para prestar assessoria de imprensa, Lurian Cordeiro Lula da Silva : "Eu a convidei. Não foi ela que pediu e não foi o Lula que pediu. Foi iniciativa pessoal", disse o congressista. "Para mim, é um privilégio ter alguém com a formação e a vivência que ela tem, uma pessoa que é do partido e que conhece a política como ninguém". Lurian morará em Aracaju a partir de janeiro.
Curtas
Na última segunda-feira o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) encaminhou ofício ao Corregedor Geral de Justiça pedindo a extensão da investigação sobre verbas indenizatórias abusivas de férias a juízes e desembargadores.
O prefeito Edvaldo Nogueira já assinou o decreto que determina ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente.
O governador Belivaldo Chagas também decretou ponto facultativo nas mesmas datas.
De acordo com o presidente do Republicanos em Aracaju o partido caminha para fechar apoio a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), como deseja os pré-candidatos a vereador. Ressalta que a legenda tem duas fortes pré-candidatas a vereadora da capital: a ex-vereadora Daniela Fortes e a presidente das Mulheres Republicanas, Sara Magalhães.