ELEIÇÕES EM BREJO GRANDE e ELEIÇÕES EM ESTÂNCIA
Publicado em 26 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia
ELEIÇÕES EM BREJO GRAND
Anderson Bastos lidera e Paulinho Tenório é o segundo
Se as eleições no município sergipano de Brejo Grande fossem realizadas no período entre 16 e 17 de agosto passado, o candidato Anderson Bastos, do PSB, venceria o pleito por uma margem pequena de diferença para o segundo colocado Paulo Tenório, do PSC. É que na pesquisa realizada pelo Instituto Brasil Data, Anderson aparece no quesito pesquisa espontânea com 30,1% da preferência do eleitorado contra 27,7% de Paulinho Tenório.
Já a candidata do PTC, Fernanda Tenório, que comanda a coligação “S.O.S. Brejo Grande” está em terceiro lugar com 25,2% da preferência dos eleitores, portanto, não muito distante do segundo colocado. Os eleitores que ainda estão indecisos somam 14,6%, enquanto que 2,4% deles votaram em branco ou anularam o voto. Não votaram ou anularam o voto 3,2% dos eleitores.
Vale ressaltar que o candidato Anderson Bastos, que lidera a coligação “Brejo Grande no caminho certo” está concorrendo ao pleito na condição de sub judice, uma vez que tem pendência com a Justiça Eleitoral, um fato que em nada mudou a opinião do eleitorado do município em manifestar a sua preferência pelo candidato do PSB.
No item pesquisa estimulada, onde o entrevistador mostra os nomes dos candidatos concorrentes, a situação não é diferente: o candidato Anderson Bastos aparece com 32,8% da preferência do eleitorado contra 28,3% de Paulinho Tenório e 25,9% obtidos pela candidata Fernanda Tenório. Os eleitores indecisos somam 11,1% e os votos em branco ou nulo somaram 1,8%. Não votaram ou não souberam responder 2,4% dos entrevistados. Esses e todos os demais números da pesquisa estão registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob número de protocolo SE-00024/ 2012, conforme determina a lei. A margem de erro da referida pesquisa é de 5.1 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%. Foram entrevistados 340 eleitores nas diversas localidades do município de Brejo Grande.
Nas tabelas apresentadas pela pesquisa, NS/NR significa não sabe/não respondeu e o percentual válido decorre do total de entrevistados excluídos os que não responderam à pergunta em apreço. A amostra está ponderada no que se refere ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico (medido pela renda familiar) dos entrevistados, como apresentado na seção Perfil dos Entrevistados.
ELEIÇÕES EM ESTÂNCIA
Pesquisa mostra empate técnico entre Gilson e Magno
Os números da mais recente pesquisa feita pelo conceituado Instituto Brasil Data no município sergipano de Estância mostra um empate técnico entre os candidatos Gilson Andrade, do PTC, e o do DEM, Carlos Magno, já que o primeiro aparece no resultado espontâneo com 34,6% das intenções de voto contra 33,4% conferidos ao ex-prefeito.
Os eleitores considerados indecisos somam ainda 18,3% e o candidato Marcio Souza (PSOL) aparece com 9%, enquanto que Joaldo Santos (PT) está com 2% da preferência do eleitorado. Votaram em branco ou anularam a sua intenção de voto 7,9% dos entrevistados.
No item pesquisa estimulada, onde o entrevistador mostra os nomes dos candidatos concorrentes, a situação não é diferente: Gilson Andrade aparece novamente em primeiro com 37,2% e Carlos Magno em segundo com 36,4%, caracterizando também o chamado empate técnico. Os eleitores indecisos somam 14,9%, branco ou nulo 7,2% e os candidatos Márcio Souza está com 2,6% e em último lugar o candidato Joaldo Santos com apenas 1,7%.
A pesquisa realizada pelo Brasil Data mostra ainda que o candidato Joaldo Santos é o líder em rejeição já que obteve 29,9% dos votos, seguido por Gilson Andrade (23,6%), Márcio Souza (20,1%) e Carlos Magno, com 15%. 6,7% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos apresentados pelos entrevistadores. Por outro lado, um número significativo de eleitores não soube ou não respondeu a esse item: 36,3%.
Esses números e todos os demais da pesquisa estão registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe sob número de protocolo SE-00023/ 2012, conforme determina a lei. A margem de erro da referida pesquisa é de 5.1 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%. Foram entrevistados 493 eleitores nas diversas localidades do município de Estância.
Nas tabelas apresentadas pela pesquisa, NS/NR significa não sabe/não respondeu e o percentual válido decorre do total de entrevistados excluídos os que não responderam à pergunta em apreço. A amostra está ponderada no que se refere ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico (medido pela renda familiar) dos entrevistados, como apresentado na seção Perfil dos Entrevistados.