Quinta, 30 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Eleitor enfrenta filas para regularizar documentos


Avatar

Publicado em 04 de maio de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Desde A semana passada, A FILA NO COMPLEXO DO Sesi COMEÇA NA madrugada (Divulgação)

Na contagem regressiva para o fim do período de alistamento eleitoral e transferência de domicílio, centenas de eleitores sergipanos estão buscando a Central de Atendimento ao Eleitor de Aracaju – instalada temporariamente nas dependências do Serviço Social da Indústria (SESI) -, pensando no pleito democrático a ser realizado no dia 06 de outubro deste ano. Desde o início da semana passada, este público se acomoda ainda nas dependência externas do Sesi no decorrer da madrugada; a cada dia, estão sendo disponíveis cerca de 120 senhas. A expectativa por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE Sergipe), é que o fluxo de cidadãos continue intenso até a próxima quarta-feira, 08, quando este procedimento chega ao fim.
Submetido à serviços de reforma a fim de aperfeiçoar as instalações e garantir o conforto das cidadãs e cidadãos e das servidoras e servidores, desde o final do ano passado o atendimento aos eleitores de Aracaju acontece no ambiente cedido pelo próprio SESI-DR/SE, localizado na Rua João Ávila Neto, s/n, Inácio Barbosa. O acesso ao estacionamento da unidade, intitulada Complexo Desportivo, tem sido feito pela Avenida Tancredo Neves. Paralelo ao trabalho presencial, destinado à distribuição de senhas, procedimento semelhante foi proporcionado via portal de notícias do TRE, mas conforme revelado pelo Tribunal, o movimento na plataforma digital também contabilizou amplo volume de acesso. Desde o final do mês passado cerca de 50 senhas estavam sendo disponibilizadas para agendamento.
O sistema iniciava a operação por volta das 5h50, e, antes mesmo das 6h20, todos os agendamentos presenciais – com hora marcada -, já haviam sido esgotados; conforme apurado pelo JORNAL DO DIA, agendamentos prévios para o dia 08 foram marcados na manhã da última terça-feira, 30 de abril. Para atender ao número expressivo de eleitores, o Tribunal Regional tem desenvolvido mutirões durante os finais de semana e em feriados, a exemplo da última quarta-feira – 1º de maio, feriado nacional em alusão ao Dia do Trabalhador -, e neste sábado, dia 04, quando aproximadamente 80 pessoas devem ser atendidas. O próximo dia 08 de maio é a data limite para os seguintes procedimentos:
Cadastro biométrico na Justiça Eleitoral (JE), ato de solicitação para o respectivo alistamento, transferência e/ou revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet; Jovens que queiram tirar o primeiro título de eleitor; e, àqueles que porventura já tenha cadastro biométrico junto à Justiça Eleitoral, possa solicitar os mesmos serviços em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral. Na manhã de ontem, em entrevista concedida ao JD, a eleitora Elizete Moura destacou que o trabalho desenvolvido pelo TRE tem sido rápido, apesar do tempo de espera enquanto o sistema de atendimento não é iniciado. A eleitora relatou ainda atenção por parte dos operadores quando o sistema apresenta instabilidade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade