Em mais um final de semana violento, 22 corpos dão entrada no IML em SE
Publicado em 23 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
O Instituto Médico Legal confirmou na manhã de ontem que cinco pessoas morreram vítimas de afogamento durante o último final de semana. Os sinistros, também oficializados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), foram registrados nos municípios de Brejo Grande, Muribeca, Neópolis, Simão Dias e no povoado Tanque Novo, município de Riachão do Dantas. Conforme informações apresentadas por testemunhas às equipes de resgate, neste ultimo caso o morador Francisco da Silva Góis, teria tentado atravessar uma represa após consumir bebida alcoólica. Conhecido popularmente como ‘Chiquinho’, ele possuía 49 anos e não estava acompanhado no momento do afogamento.
De acordo com o Grupamento Marítimo do CBM, neste período de verão, estação mais quente do ano e que atrai maior número de banhistas a rios e mares, é fundamental redobrar os cuidados a fim de evitar qualquer ação que possa resultar em situações de extremo risco. Apesar das orientações estarem diretamente atribuídas àqueles que buscam amenizar o calor, a corporação enaltece que estas mesmas prevenções devem ser adotadas por pescadores e pessoas que buscam as margens dos rios e açudes para colher água ou lavar roupas. Em todo o litoral as crianças e idosos necessitam de atenção ainda mais criteriosa.
“Lamentavelmente, apesar de todas as ações de conscientização, muitas pessoas seguem perdendo a vida em função do afogamento que, na maioria dos casos ocorre em rios e mares. Esse período de férias os pedidos de resgate aumentam justamente em virtude da falta de cautela. Reforçamos que mesmo o cidadão tendo conhecimento da área, nunca é demais se precaver e evitar locais com grande índice de correnteza e profundidade”, destacou o agente Gomes. Paralelo às informações presentes no portal de notícias da corporação, os profissionais dos Bombeiros seguem dialogando e orientando banhistas e pescadores. Essas ações ocorrem em todas as áreas de atuação.
“A conversa é constante e busca alertar ainda mais a população quanto aos riscos. Estamos trabalhando intensamente para que novos registros de óbito não aumentem a triste estatística em nosso Estado; para que isso aconteça precisamos da colaboração de todos”, pontuou. Segundo boletim emitido pelo IML entre as vítimas fatais está a adolescente Natali Vieira de Matos, de apenas 13 anos de idade, morreu afogada no povoado Arrodeador, em Muribeca; José Raimundo Pereira dos Santos, 55, no município de Brejo Grande; Márcio Neves de Oliveira, 39, em Simão Dias; e José de Souza Góis, 76, no povoado Betume, em Neópolis.