Sábado, 09 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Em menos de 24 horas prefeito é afastado e volta por ordem judicial


Avatar

Publicado em 28 de julho de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A decisão ocorre uma semana após o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) ter ordenado o seu retorno ao cargo.

O juiz da comarca de Canindé do São Francisco, juiz Paulo Roberto Fonseca Barbosa, determinou ontem o afastamento do prefeito Weldo Mariano de Souza (PT), pelo período de 90 dias, para apuração de supostas irregularidades. Nesse período, o cargo será ocupado pelo vice-prefeito Com a decisão, o vice, Joselildo Almeida Pank (sem partido), com a fiscalização do Tribunal de Contas, conforme a decisão judicial.
A decisão judicial aconteceu dois dias depois que o prefeito reassumiu o cargo depois de uma licença para tratar de assuntos particulares. Inicialmente, a licença solicitada pelo prefeito e aprovada pela Câmara Municipal era de 180 dias, mas na última terça-feira (25), Weldo decidiu reassumir o cargo, alegando que já havia resolvidos os assuntos que motivaram a licença.
Durante a interinidade, Joselildo Almeida Pank deverá regularizar situações referentes as áreas de saúde, educação, transporte e administração de Canindé do São Francisco.
Foi determinado ainda pelo juiz que Pank inclua no orçamento municipal verba suficiente para corrigir irregularidades detectadas nas unidades escolares, bem como adotar medidas para sanar as inadequações. 
O prazo do afastamento poderá ser ampliado, caso os técnicos do Tribunal de Contas do estado designados para a inspeção considerem necessário.
Em fevereiro deste ano, Weldo Mariano já havia sido afastado do cargo por uma decisão judicial que atendeu a um pedido do Ministério Público, apontando possíveis práticas irregulares que configuram atos de improbidade administrativa. O gestor voltou ao cargo em março a partir de uma nova decisão judicial.
 
De volta – No início da noite de ontem, o desembargador Roberto Porto, do Tribunal de Justiça de Sergipe, concedeu liminar a recurso apresentado pela defesa de  Weldo Mariano, suspendendo o afastamento. Com  isso, ele volta a comandar a prefeitura de Canindé.
**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade