**PUBLICIDADE


Emergência


Publicado em 12 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Enxurradas súbitas, chuvas inesperadas, a instabilidade climática produz vítimas Brasil afora

.

Uma política ambiental pública, para além dos projetos de poder, as políticas de governo. É esta a posição da ministra Marina Silva, do meio ambiente, tendo em vista a emergência climática, a estiagem prolongada, as queimadas criminosas na mira da Polícia Federal.

.A intenção de criar a Autoridade Climática foi reafirmada nesta pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Manaus.

.Esta é uma questão sem limite geográfico. Enxurradas súbitas, chuvas inesperadas, a instabilidade climática produz vítimas, Brasil afora. Tragédias derivadas do volume atípico de precipitações já abateram Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul. Nada impede que amanhã, sem aviso prévio, evento parecido alcance Sergipe.

.Há que se desenvolver programas capazes de lidar com o imprevisto. Nos Estados Unidos, por exemplo, tornados costumam deixar um grande rastro de destruições por onde passam. Preparada para lidar com o risco, no entanto, a população conhece o caminho dos abrigas onde pode se proteger até a fúria do tempo amainar.

.Em Sergipe, a Defesa Civil costuma emitir alertas a respeito de intempéries por meio da imprensa, além de enviar uma advertências para telefones cadastrados. Ainda é pouco. Sem investimento em prevenção, sem um plano de evacuação e contingência de tragédias ambientais, o prejuízo pode ser mensurado em número de mortos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE