Empreendedores criam estratégias para driblar a crise
Publicado em 07 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
A crise provocada pela pandemia do Covid-19 trouxe muitas consequências para os proprietários de pequenos negócios. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada na primeira quinzena de abril mostrou que quase 90% deles registraram queda de faturamento desde o início da implementação das medidas de isolamento social. Já em relação às vendas, o levantamento apontou uma diminuição de quase 70% em relação ao registrado no mês anterior.
Com o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço como medida preventiva de combate ao coronavírus, os empresários se viram forçados a tomar novas atitudes para garantir a sobrevivência. Nunca a expressão ‘reinventar o modelo de negócio’ esteve tão na moda.
Em Aracaju, diversos empreendedores estão mostrando que a criatividade e o planejamento são elementos essenciais para continuar gerando receita, manter empregos e as contas em dia. Um exemplo deles é Aline Cruz, proprietária da Agil Clean, uma distribuidora de produtos de limpeza e higiene profissional. Tendo como principais clientes as redes de hotéis, escolas, clínicas e academias e realizando vendas sempre no atacado, a empresa se viu forçada a identificar um novo nicho para continuar operando.
A saída, segundo Aline, foi apostar no varejo. "Com o fechamento desses negócios tive que buscar alternativas. Como trabalhamos com produtos que estão com alta demanda comecei a explorar o cliente de varejo, algo que até então eu não fazia. Passei a utilizar as redes sociais e as listas de transmissão para divulgar os produtos e apostei no serviço de delivery".
A medida deu tão certo que a empresária precisou contratar mais um funcionário para conseguir dar conta dos pedidos. "Na pandemia o varejo ajudou a manter vivo o negócio. Isso tem me ajudado a pagar as contas e a não demitir nenhum funcionário. Pelo contrário, tive que contratar mais um já que o trabalho cresceu. Agora temos que atender mais clientes, com pedidos menores. Para conseguir dar a atenção a todos, precisei de um novo colaborador e estamos satisfeitos com essa estratégia", destaca Aline.
Outra que criou uma nova estratégia para continuar exercendo suas atividades foi a maquiadora profissional Tatiana Matos. Como o seu serviço é disponibilizado de forma presencial, ela precisou se reinventar para continuar trabalhando em meio à suspensão de eventos e festas particulares.
O caminho escolhido foi a oferta de cursos de automaquiagem utilizando as redes sociais, WhatsApp e chamadas de vídeo. Em seu perfil no Instagram ela criou o quadro ‘Maquia e Descomplica’, respondendo por meio de vídeos as principais dúvidas dos seguidores.
Marina Alcântara, proprietária da Marine, uma loja de vestuário feminino com filiais no Bairro 13 de Julho e no Shopping Jardins, foi outra a investir no ambiente digital. Ela criou uma loja virtual para continuar comercializando os produtos e manter relacionamento com os clientes. Por meio da plataforma, os consumidores podem escolher os produtos e realizar o pagamento.
A cada dois dias um colaborador vai até uma das lojas para separar os pedidos, respeitando todas as medidas de higiene, que são entregues com segurança nas residências dos clientes. Além disso, ela investiu em promoções para girar o estoque, oferecendo até 60% de desconto em alguns artigos.