**PUBLICIDADE
Empresários celebridades
Publicado em 09 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
No processo de filiação partidária em todo o país os partidos fizeram uma maratona para filiar o maior número de celebridades para disputar as eleições em 2014. A nível nacional, as legendas buscaram nomes competitivos para disputar mandato de governador e deputado federal pelo fato de ser a quantidade de federal eleito que vai definir o valor da representação partidária, o tempo de televisão e a participação nas comissões temáticas.
No âmbito nacional, o PSDB, por exemplo, filiou o técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, que já foi convidado a disputar o governo do Rio de Janeiro. Também se filiaram ao PSDB o jogador de vôlei da seleção brasileira, Giba, e o treinador e ex-jogador de vôlei da seleção brasileira Giovane Gávio. Os dois são candidatos a deputado federal pelos seus estados.
O PR filiou Raul Gil Junior, filho do apresentador do SBT, e os cantores Neguinho da Beija Flor e Agnaldo Timóteo. O PP filiou o cantor Belo; o PRB a rainha dos caminhoneiros, a cantora Sula Miranda; o PMDB filiou o cantor José Rico, da dupla José Rico e Milionário; o PT filiou o ex-jogador Marcelinho Carioca; e o PEN, a ex-mulher do presidente Fernando Collor, Roseane Collor.
Os partidos veem esses famosos como puxadores de voto na eleição. A ideia é repetir o que aconteceu com a eleição de Tiririca (PR-SP): com 1,35 milhão de votos em 2010, o palhaço levou três deputados de sua coligação em sua cola: Otoniel Lima (PRB), Vanderlei Siraque (PT) e Protógenes Queiroz (PC do B).
Em Sergipe, como não tem celebridades do cenário nacional, o que predominou no processo de filiação este ano foi o ingresso de grandes empresários na política.
O PTB filiou o empresário Ricardo Franco, filho do ex-governador Albano Franco, que nunca tinha se filiado a partido político; o PSC filiou o empresário da construção civil, Francisco Sales; e o PP, filiou o filho do empresário Adierson Monteiro, o advogado Antonio Monteiro Neto. Essas agremiações partidárias integram o bloco político liderado pelos irmãos Amorim e que terá como candidato a governador o senador Eduardo Amorim (PSC).
O PSDB filiou os empresários, os irmãos Ricardo Franco e Albano Franco, e o sobrinho Augusto Franco Neto, filho do empresário de comunicação Walter Franco, que será candidato a deputado estadual pelo partido. Além do empresário da construção civil Luciano Barreto. O partido apoiará o prefeito João Alves Filho (DEM), caso venha disputar o governo em 2014.
O PRB, que tem como presidente o ex-prefeito Armando Batalha, filiou o empresário Fabiano Oliveira, que já foi deputado estadual. A agremiação partidária apoiará a candidatura do governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) ao governo.
Ricardo Franco, filho de Albano, pode ser o vice de Eduardo Amorim; o Ricardo Franco, irmão de Albano, pode ser o vice de João Alves; e Fabiano Oliveira, amigo de Albano pode ser o vice de Jackson Barreto.
Trocando em miúdos, em Sergipe, os empresários celebridades podem ser vice. Os candidatos a governador adotaram a mesma prática do ex-presidente Lula que colocou como seu vice o mega empresário José Alencar, que já faleceu.
Vinculando
imagem?
Na noite da sexta-feira passada, no Sergipe Spirit, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) circulou ao lado do idealizador do show com Ivete Sangalo, Gustavo Lima, Psirico entre outras atrações, o empresário Fabiano Oliveira. Tiraram, inclusive, fotos que foram publicadas na imprensa.
Registro
Em 2006, Fabiano Oliveira foi candidato a vice-governador pelo PSDB na chapa encabeçada pelo então governador João Alves Filho (DEM). Há alguns anos Fabiano deixou a política dizendo que priorizaria a vida empresarial. Agora se filia ao PRP afirmando que não é candidato em 2014, mas seu nome está à disposição "para uma necessidade para qualquer projeto para engrandecer Sergipe".
Proinveste 1
Nessa quinta-feira, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) fará o lançamento de oito obras das mais de 30 que serão realizadas no Estado com recursos do polêmico Proinveste. Será às 10h, no Palácio de Veraneio.
Proinveste 2
As obras que serão lançadas são: Rodovia nos povoados Santa Cruz/São Miguel; Rodovia Japoatã/Propriá; Urbanização das Malvinas; Desmonte do Morro da Piçarreira; Infraestrutura Urbana na Av. Euclides Figueiredo e Loteamento Santa Teresa; Terraplanagem da obra do Hospital do Câncer; Construção da Escola com 10 salas no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro; e Urbanização da Orlinha do Povoado São Brás.
Com a comissão
Já à tarde, a partir das 13h, Jackson se reunirá com a comissão de trabalho técnico criada para analisar os gastos do governo e buscar reduzi-los diante da necessidade de adequação entre o custeio e as despesas com pessoal diante da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e do Estado já ter atingido o limite prudencial. JB recebeu ontem o relatório do estudo dos membros da comissão: Zezinho Sobral, Jeferson Passos, Marcio Rezende, Adinelson Alves e Walter Lima (respectivamente secretários de Planejamento, da Fazenda, da PGE, da CGE e da Subsecretaria de Administração).
Especulação
Especula-se que a comissão propõe no relatório a fusão de algumas secretarias e extinção de outras. Segundo uma fonte, o relatório sugere o fim do Pronese, que não tem mais função, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. E a fusão da Secretaria de Direitos Humanos com a das Mulheres.
Parecer
De acordo com Jackson, após a reunião com os membros da comissão e análise do relatório apresentado ele vai anunciar medidas de austeridade. "Tenho que governar. Quem responde hoje pela opinião pública sou eu, que tenho que lutar para pagar mensalmente a folha de pagamento dos servidores. O governador é Déda, mas ele está afastado. Quem bota a cara sou eu", afirmou recentemente à coluna.
Recado
Do senador Valadares (PSB) sobre comentários em alguns setores da imprensa que ele terá que deixar de apoiar Jackson Barreto para governador, que vota em Dilma Rousseff, para montar o palanque de Eduardo Campos em Sergipe: "Aos trânsfugas, navegantes e oportunistas: Eduardo Campos não usará a imposição contra companheiros para forçar alianças dissonantes em Sergipe. Quando convocado, o PSB sergipano não faltará em 2014 ao seu dever partidário mantendo fidelidade e coerência ao lado de Eduardo Campos".
Mais Médicos
Do senador Eduardo Amorim (PSC) sobre a reunião ontem com líderes da base governista e com o relator da MP do Mais Médicos, deputado federal Rogério Carvalho (PT/SE) e os presidentes de entidades médicas, que decidiu ajustar alguns pontos no texto: "Valeu a pena, mais médicos vira mais saúde. O diálogo deve prevalecer quando se trata de um assunto polêmico e ação servirá para o fortalecimento da saúde pública".
Veja essa…
Da ex-senadora Marina Silva, recém-filiada ao PSB por não ter conseguido criar o partido Rede, ao falar que não admite a celebração de alianças partidárias a qualquer preço: "Não pode ser o tempo de televisão que vai nos aprisionar a uma lógica política que não nos dá a chance de mudar. Se for para ganhar para continuar refém da velha República, para governar tendo que distribuir pedaços do Estado, preso em uma lógica que não coloca em primeiro lugar os interesses estratégicos do país, então, não precisa ganhar. Isso já tem quem esteja fazendo".
… e essa …
Disse ainda Marina, que deverá ser vice do governador Eduardo Campos (PSB) na disputa pelo Planalto: "Eu dizia na campanha de 2010 que eu preferia perder ganhando do que ganhar perdendo. E eu continuo com o mesmo ponto de vista. É preferível perder ganhando do que ganhar perdendo."
Curtas
Da deputada Ana Lúcia e candidata a presidente do PT ao fazer avaliação do processo de eleições internas do partido e das críticas sobre as discussões entre os adversários Rogério Carvalho e Márcio Macedo: "Os problemas de um único agrupamento não podem interferir e definir toda a vida do nosso partido. Não existem vítimas no Partido dos Trabalhadores. O PT é muito mais que a sua tendência majoritária e isso deve ser respeitado".
Ontem à tarde aconteceu na Assembleia Legislativa uma sessão especial em homenagem à morte de Ernesto Che Guevara, com um debate sobre as políticas públicas de juventude. A iniciativa foi do deputado estadual João Daniel (PT).
O deputado federal e líder do PSC, André Moura, recebeu ontem a vista do padre Paulo Ricardo e do professor Felipe Nery, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Eles foram externar simpatia às bandeiras em defesa da família tradicional e da vida, com a não legalização do aborto militadas pelo PSC.
A 7ª edição do Almoço com Negócios promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) acontece na próxima sexta-feira, com a presença da presidente do Banese, Vera Lúcia. Os empresários terão a oportunidade de conhecer as ações, projetos e a importância do Banese.
Nos próximos dias o prefeito João Alves estará leiloando a folha salarial dos servidores da Prefeitura de Aracaju, que está no Banese.