Emsurb relata ações e serviços direcionados aos mercados centrais
Publicado em 28 de julho de 2021
Por Jornal Do Dia
Nesta terça-feira (27), o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, se posicionou contrário às manifestações do deputado estadual Georgio Passos (Cidadania), com relação à situação dos mercados centrais Antônio Franco, Thales Ferraz e Virgínia Franco.
De acordo com Luiz Roberto, esses três mercados, por serem os maiores e mais movimentados e pontos de referência para o turismo de Sergipe, recebem da Prefeitura, desde 2017, uma atenção especial a partir da elaboração e execução de planejamento voltado para o melhor funcionamento das estruturas física, hidráulica e elétrica, e implementação de ações de revitalização, como as realizadas na Passarela das Flores, entre os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, e Ponto do Caranguejo, no Virgínia Franco.
"Esses espaços recebem, regularmente, da Prefeitura de Aracaju, ações e serviços que objetivam, principalmente, ofertar comodidade e segurança aos consumidores, visitantes, turistas e aos mais de dois mil permissionários. Há uma atenção diária da equipe de manutenção e de todos os setores da Emsurb voltada para eles. Nas últimas semanas, por exemplo, foram realizados serviços de substituição de telhas e de parte do forro no Antônio Franco, retirada de brises e manutenção corretiva e preventiva na subestação elétrica do Virgínia Franco", detalhou o presidente.
Luiz Roberto elencou outras melhorias que a Prefeitura de Aracaju direcionou aos mercados, entre elas, a instalação de três câmaras frigoríficas para acondicionamento de carne, peixe e camarão. Também ressaltou que o mercado Virgínia Franco, por sua vasta oferta de produtos e, consequentemente, intensa movimentação, passa por limpeza geral, a cada terceira segunda de cada mês, com serviços de dedetização e desratização.
Sobre prevenção e cuidados, o gestor relatou que, em junho passado, o setor de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, promoveu capacitação para os trabalhadores que atuam nos mercados, sobre técnicas e noções de incêndio e manuseio de institores.
Ainda sobre a questão de prevenção para o público dos mercados, a partir do início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e até os dias atuais, a Prefeitura disponibiliza informações sobre as medidas preventivas e de combate ao vírus, dispenser com álcool em gel, aferição de temperatura e fiscalização, prevendo conscientizar sobre a importância do uso dos itens de prevenção, também com a distribuição de máscaras para quem não esteja fazendo o uso e queira ter acesso ao local.