Ao encontrar um cabo partido por conta das chuvas, a orientação é não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o cabo devido ao risco de choque elétrico.
Energisa reforça orientações de segurança no período chuvoso
Publicado em 13 de maio de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Com o aumento da intensidade das chuvas neste mês de maio, é importante redobrar a atenção em alguns cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica. A Energisa tem investido cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento com segurança e eficiência nesse período chuvoso.
“Temos um moderno Centro de Operação Integrado que monitora durante 24 horas por dia as condições do sistema elétrico e fazemos o acompanhamento diário da previsão do tempo em todas as regiões. Além disso, no período que antecede as chuvas, são intensificadas inspeções e manutenções preventivas, reforço de equipes e simulados de situações emergenciais para em caso de alguma ocorrência, ter o restabelecimento com menor tempo possível”, afirma o coordenador do Centro de Operação da Energisa, Aliston Barbosa. Com os ventos e chuvas fortes, podem acontecer a queda de galhos de árvores na rede elétrica, provocando interrupção no fornecimento de energia. No mês de abril, cerca de 13% das ocorrências de falta de energia foram provocadas por árvores na rede elétrica.
Ao encontrar um cabo partido por conta das chuvas, a orientação é não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o cabo devido ao risco de choque elétrico. Somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.
Segundo Aliston Barbosa, o cuidado também deve ser redobrado nas instalações elétricas da residência. É importante fazer manutenções preventivas, pois no período chuvoso pode acontecer infiltrações, possibilitando a ocorrência de choques elétricos. No caso de chuvas com raios e trovões, a recomendação é retirar os aparelhos da tomada.