O governador Belivaldo Chagas anuncia novas medidas
Estado decide reativar mais 20 leitos de UTI
Publicado em 04 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
O governador Belivaldo Chagas também anunciou ontem a ampliação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19: 10 no Hospital de Urgências João Alves Filho e 10 no Hospital Cirurgia. A decisão foi igualmente tomada na reunião de ontem do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), discutiu o aumento da demanda de internação de pacientes com casos graves de coronavirus.
Na quarta-feira, o João Alves bateu os 100%da taxa de ocupação em sua UTI exclusiva para Covid, o que também já acontece nos hospitais São Lucas e Primavera. A previsão é de que os leitos já estejam disponíveis nos próximos dias, com o remanejamento de leitos e de profissionais de saúde.
"Com esse aumento de pessoas internadas, a luz amarela acende e a gente tem que ter essa preocupação. É importante dizer que chegamos a ter, no auge da pandemia, 209 leitos, e hoje, nós temos na rede 127 leitos ativos. Vamos ampliar agora em mais 20 para que fiquemos com 147. Ainda assim, não estamos com nem 60% de ocupação", ressaltou Belivaldo.
O governador também reforçou a importância da continuidade das fiscalizações em todo o estado para combater o novo coronavírus. Segundo ele, o estado vai aumentar a fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais, para verificar o cumprimento dos protocolos, como uso de máscara e distanciamento social, além de reforçar as campanhas de conscientização para a população.
"O que estamos fazendo é aumentar a fiscalização sem precisar punir, mas estar presente nos mais diversos estabelecimentos comerciais para que a gente olhe de perto, se as pessoas estão cumprindo os protocolos. Aumentar também a campanha que estamos fazendo o tempo todo para que cada um faça parte: lavar as mãos, usar a máscara, e manter o distanciamento. Nós vamos continuar com as campanhas educativas em rádios, jornal, televisão. A gente vai continuar apelando para que a sociedade colabore. O objetivo de aumentar a fiscalização é de orientar, pedir, de implorar, e não de sair multando de forma aleatória", complementou.