Terça, 21 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estudantes ansiosos com o tema da redação do Enem


Publicado em 01 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


DURANTE A REVISÃO DA REDE PÚBLICA, NO GINÁSIO CONSTÂNCIO VIEIRA, SERÃO FORNECIDOS LANCHES E ALMOÇO AOS PARTICIPANTES (Divulgação)

Milton Alves Júnior

.

A menos de 48 horas para o primeiro dia de Enem 2024, milhões de estudantes candidatos a vaga em universidade pública permanecem na expectativa para o tema da redação escolhido pelo Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apontada como forte conteúdo eliminatório nas disputas pelas vagas, a produção textual costuma instigar os estudantes a desenvolver seus respectivos pensamentos em torno de pautas factuais – ou não, com impacto na vida das pessoas. Na edição do ano passado, o tema envolveu os: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
As maiores notas entre as redes estaduais na redação ocorreram em Sergipe (604,5 pontos), Espírito Santo (604) e Rio Grande do Sul (602,5). Dentre as 60 notas máximas atingidas na última edição, os participantes da região do Nordeste foram destaque no país com 25 notas 1.000, o que equivale a 41,66% do total – três delas registradas por estudantes do estado sergipano. Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), conversou com o JORNAL DO DIA e destacou o trabalho desenvolvido neste ano com a finalidade de alcançar novos resultados positivos.
“Nossos esforços estão concentrados na qualificação contínua dos jovens matriculados na rede pública; ao longo dos últimos anos temos percebido que este trabalho tem surtido efeito ao ponto de a escola pública de Sergipe é destaque nacional por ter conquistado a maior média de redação no país. Esperamos que este ano nossos alunos voltem a conquistar êxito”, disse. Incógnita, a abordagem do tema tenta ser desvendado por professores de redação nos meses que antecedem o exame; postura adotada quando este processo seletivo acontecia via vestibular. De acordo com a professora Rosângela Rodrigues, em alguns momentos é possível acertar o conteúdo na integra ou parcial.
“São em média oito meses para que a gente, toda semana, apresente entre dois e três temas a serem discutidos, abordados e sugados ao máximo. Esta prática permite que o jovem, ao se deparar com a redação com o mesmo tema, ou parecido, estejam prontos para desenvolver seus pensamentos construtivos. Já acertem o tema em algumas edições e é prazeroso receber mensagens dos alunos agradecendo por nossa dedicação educacional”, destacou a professora que completou dizendo: “em 2024 foram mais de 30 temas discutidos, quem sabe esse ano a gente acerte novamente.” De acordo com o edital, a abertura dos portões acontece às 12h, e fecha pontualmente às 13h. O início das provas ocorre às 13h30 e termina às 19h.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade