Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Estudantes de escola pública desenvolvem medicamentos de baixo custo


Avatar

Publicado em 19 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Em Canindé de São Francisco, cidade localizada no Alto Sertão Sergipano, estudantes do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, escola pública de Ensino Médio Integral, estão transformando saberes populares em conhecimento científico por meio de uma iniciativa socioambiental. O projeto, chamado Farma-Sertão, foi destaque na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e consiste na produção de medicamentos de baixo custo à base de plantas nativas da região.
O ponto de partida, segundo Diógenes Felipe Santos, um dos jovens participantes, foi avaliar a necessidade da população local. “De início, realizamos uma pesquisa de campo em bairros carentes em nosso município, onde descobrimos um déficit muito preocupante em relação à saúde. Cerca de 66% da dos moradores não têm acesso a um sistema de saúde de qualidade”, explica.
Dessa forma, buscando munir a sociedade de informações corretas acerca do uso de plantas medicinais e promover o acesso mais amplo a medicamentos, os alunos criaram fitoterápicos para combater problemas como inflamação da garganta, dor de cabeça, cicatrizes e diarreia, além de pílulas com ação calmante. Para isso, foram feitas cápsulas, óleos essenciais e pomadas utilizando ervas locais.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade