Os ônibus que transportam estudantes de Itaporanga circulam com lotação acima do permitido
Estudantes de Itaporanga reclamam das condições dos ônibus
Publicado em 26 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Milton Alves
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
Sem conforto, segurança e com excesso de passageiros, os ônibus universitários que transportam acadêmicos do município de Itaporanga D’ajuda para diversas instituições de ensino em Aracaju, diariamente apresentam vasta vulnerabilidade para tragédia durante as viagens. Conforme denúncia feita pelos usuários do sistema, a prefeitura da cidade já foi devidamente informada quanto ao problema, mas segundo eles a resposta obtida foi: "vai continuar assim mesmo". Ao todo, seis veículos realizam esse trajeto diariamente, onde dois seguem para o centro da cidade; um vai para a Universidade Tiradentes da Farolândia; um atende os estudantes da Faculdade de Sergipe (Fase) e Pio Décimo; um para a Universidade Federal de Sergipe (UFS); e o sexto e último serve de apoio.
Ainda de acordo com os denunciantes, dos seis veículos atualmente em funcionamento, quatro são locados da empresa Águia Dourada e os outros dois são patrimônio do próprio município. Arriscados a perderem as respectivas carteiras de habilitação, os condutores são obrigados a realizar a corrida sem os padrões de segurança exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e todos os dias passam em frente a um posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para o estudante Diego Menezes, os motoristas entendem a realidade do problema, mas afirmam não poder fazer nada porque dependem do trabalho para manter a família. "O problema é muito mais grave do que as pessoas podem imaginar. Na realidade, só quem passa por essa situação durante os cinco dias da semana é que pode repassar informações tão precisas. Sabe o que é você viajar em pé de Itaporanga pra cá? Em meio a uma rodovia?", disse o jovem de apenas 21 anos.
No site oficial do município, a última matéria publicada sobre esse tipo de serviço público informava que: "A Prefeitura Municipal de Itaporanga D’ajuda oferece transporte de forma gratuita para os alunos universitários e de curso técnico que estudam em Aracaju. Esses ônibus universitários são pagos com recurso próprio do Município, apesar de ser obrigação da Prefeitura Municipal apenas com o transporte dos estudantes da Educação Básica na cidade e povoados de Itaporanga D’ajuda".
U motorista que preferiu não se identificar, disse que muitas vezes o número de passageiros é tão grande que alguns são vencidos pelo cansaço e voltam para o município sentado nos degraus dos veículos. A viagem de volta é o horário em que os ônibus, inclusive o de apoio, voltam superlotados. "Não podemos falar nada porque podemos ser demitidos. Já vi muita gente ser perseguida porque tentou bater de frente com a prefeitura em busca por melhorias no transporte universitário. Os carros são novos, mas nunca andamos dentro da capacidade máxima e permitida de passageiros", reconheceu.
Resposta – A fim de ouvir a prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, a equipe do Jornal do Dia entrou em contato com a assessoria da chefa do executivo municipal, e a informação que nos foi passado é que: "De fato também recebemos a mesma denúncia e medidas emergenciais já estão sendo adotadas inclusive pela Secretaria Municipal de Educação. Os ônibus frequentemente estavam rodando com 20% a mais da capacidade e isso será resolvido já nos próximos dias", declarou Thiago Luduvice, Secretário de Gabinete.
Ainda de acordo com o gestor, especulam-se que pessoas não estudantes, ou que não frequentam as aulas de forma regular, estão contribuindo para esse tipo de problema.
"Nós temos uma lista de estudantes que realmente utilizam o transporte para estudar e de algumas que nem são estudantes. Para evitar isso, carteirinhas universitárias já foram encomendadas e a confecção delas deve iniciar hoje", garantiu.