COUBE AO PROFESSOR DE BIOLOGIA, SÍLVIO PATRÍCIO, O "JOINHA", ABRIR A REVISÃO. PARA DESCONTRAIR, ELE IMITOU A CANTORA ANITA
Alunos da rede pública participam da revisão final do Enem
Publicado em 24 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
COUBE AO PROFESSOR DE BIOLOGIA, SÍLVIO PATRÍCIO, O "JOINHA", ABRIR A REVISÃO. PARA DESCONTRAIR, ELE IMITOU A CANTORA ANITA
Alunos da rede pública participam da revisão final do Enem
"É muito importante essas revisões do Exame Nacional do Ensino Médio. O Governo de Sergipe está provando na prática que se preocupa com os alunos da rede pública. Estou estudando bastante, e tenho certeza que irei cursar Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe". A declaração de Ana Paula Fung, 18 anos, retrata o grau de otimismo dos alunos da rede pública ao participar da revisão final para as provas do Enem, que a Secretaria de Estado da Educação está promovendo desde a última terça-feira, 22, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte.
São mais de 1.500 alunos participando ativamente das revisões que prosseguirão até esta sexta-feira, 25, sempre a partir das 16h. Os professores se desdobram para revisar e tirar dúvidas dos alunos sobre os conteúdos de todas as disciplinas do ensino médico. As revisões estão sendo transmitidas ao vivo pelo portal a8se.com, da TV Atalaia.
Coube ao professor de Biologia, Sílvio Patrício, o "Joinha", iniciar a aula no primeiro dia de revisão. Para descontrair, o professor imitou a cantora Anita. Ao som da música "Show das Poderosas", Joinha apareceu no palco fantasiado e arrancou aplausos dos presentes. "Vamos revisar Biologia com uma boa dose de humor.
Os nossos alunos precisam relaxar para que possam realizar uma boa prova do Enem", declarou.
Sílvio Patrício é professor do Colégio Estadual Maria do Carmo, localizado no conjunto Augusto Franco. Ele também leciona nos polos do Pré-Universitário dos colégios Tobias Barreto e Severino Uchoa. "Assim como a música da cantora Anita, quero mostrar para os alunos da rede estadual de ensino que todos são poderosos, por isso, tenho certeza de muitos deles sairão muito bem no Enem", afirmou o professor.
A coordenadora do Pré-Universitário, Gabriela Zelice, disse que as revisões servirão para que os alunos percebam em quais áreas de conhecimento devem aprofundar seus estudos para obter aprovação no curso a que deseja concorrer. Durante os quatro dias os conteúdos das diversas disciplinas do ensino médio serão revisadas.
"Além da revisão final, a Secretaria da Educação promoveu, ao longo do ano, simulados entre os alunos da rede regular e do pré-universitário com o objetivo de preparar nossos estudantes para o Enem, que é a porta de entrada para a Universidade Federal de Sergipe", explicou a coordenadora.
Estima-se que mais de 10 mil alunos da rede estadual estejam inscritos no Enem. Atualmente existem 15.248 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio na rede estadual. A programação da revisão final contou, no seu primeiro dia, com aulas de Literatura, com o professor Roberto Lopes; Matemática, com o professor Walber; Física, com a professora Edigênia; Biologia, com o professor Sílvio Patrício; Química, com o professor Antônio Chagas, História, com o professor Jorge Marcos e Espanhol, com o professor Adenilson.
Enem – Uma vez que o Estado de Sergipe não participa do horário de verão, os portões dos locais de realização das provas serão abertos às 11h, e os exames serão aplicados a partir das 12 horas. O exame acontece no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro. Em Sergipe, 28 municípios serão sedes para a realização das provas e 238 unidades escolares foram selecionadas para sediar os exames, sendo que 47% são da rede estadual.
O Governo de Sergipe também vai colocar ônibus para os estudantes que precisem se deslocar para os locais das provas e distribuirá na porta das escolas um kit com lápis, borracha, caneta e água. Os professores também estarão nas escolas que sediarão o Enem para desejar uma boa prova a todos os alunos da rede estadual.
A rede pública estadual de ensino registrou 4.059 estudantes aprovados nos vestibulares de 2013. Desse total, 3.014 alcançaram êxito na UFS.
Enem:
Saiba o que levar, o que não fazer e o que não esquecer
Os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos sábado (26) e domingo (27) devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o estudante: a principal delas é tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos.
Na edição de 2012 do exame, o Ministério da Educação (MEC) fez um monitoramento das redes sociais durante os dois dias de prova, e 65 estudantes foram eliminados por postarem imagens na internet, inclusive do caderno de provas e do cartão especial para marcar o gabarito.
O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:
O que não pode levar:
Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, ipod, ipad, pendrives, mp3players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens;
Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado;
Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras;
Armas de fogo também estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma;
A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.
O que não pode fazer:
O participante não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante as provas;
É expressamente proibido ao participante receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame;
Não será permitido ao candidato, durante a realização da prova, fazer anotações relativas às suas respostas em quaisquer meios;
O participante não pode deixar a sala antes de duas horas do início das provas.
O que não pode esquecer:
Assim que começar o exame, é importante conferir se não está faltando nenhuma página no seu caderno de provas;
As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritas, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término das provas;
As provas do Enem têm diferentes cores – conteúdo é o mesmo, o que muda é a ordem em que as questões aparecem. Não esqueça de marcar no cartão de respostas a cor do caderno de provas que você recebeu. Sem essa informação é impossível fazer a correção do gabarito que você marcou e a nota será zero;
Não se esqueça de assinar, nos espaços próprios, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do exame;
Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinatura do candidato no documento de identidade.