As imagens mostram o início da briga dentro da sala de aula
Estudantes trocam tapas durante aula e causam grande tumulto
Publicado em 11 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br
Um vídeo divulgado ontem à tarde na internet mostra uma briga ocorrida dentro de uma sala de aula do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte, no bairro São José (zona central de Aracaju). Nas imagens, um aluno do 1º Ano do Ensino Médio entra no meio de uma aula e agride violentamente um colega que está sentado na turma da frente, até derrubá-lo da carteira. O episódio, ocorrido por volta das 9h30 de ontem, foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), ao anunciar que a direção da escola suspendeu, por cinco dias, os dois estudantes envolvidos, ambos com 16 anos de idade.
A gravação, que dura 25 segundos, registra todo o instante da briga, ocorrida ao final da aula, enquanto a professora escrevia no quadro negro. Com uma mochila nas costas, o primeiro aluno entra com expressão nervosa, procurando o rival, e, assim que o encontra, começa a dar socos na cabeça dele, sem chance de defesa. Todos os outros alunos se levantam e um deles ainda tenta separa a briga, mas o agressor vai para cima do outro rapaz e bate novamente, chegando a chutá-lo, até o instante que ele cai da cadeira. A professora grita para que agressor e agredido sejam separados e, assim que ambos são contidos pelos outros estudantes, manda-os imediatamente para a diretoria.
Segundo informações de estudantes do colégio, os dois rapazes já se desentenderam algumas vezes e chegaram brigar uma primeira vez na porta do colégio, na manhã de anteontem. O JORNAL DO DIA apurou que motivo da briga foi a disputa por uma garota que estuda no colégio e era paquerada pelos dois envolvidos. Há ainda a suspeita de que o ataque do agressor pode ter sido combinado com alguns colegas de sala, pois um deles fez a gravação com um telefone celular e outro aparece no vídeo, mas sem se mover em nenhum instante.
Após dar a suspensão, a diretoria do Dom Luciano chamou os pais dos brigões para resolver a questão. Os pais do jovem agredido decidiram transferir o filho para outro colégio e já começaram a providenciar isso. O agressor também pode ser transferido, a depender da decisão que será anunciada hoje pela família dele à diretoria. Por meio da assessoria, a Seed informou que o próprio colégio tomou a decisão correta, ao dividir a responsabilidade do episódio com os pais dos envolvidos. Sobre a gravação e divulgação do vídeo da briga, a diretoria ainda apura quem foi o responsável e, após isso, decidirá qual a providência a ser tomada.