Ex-deputado Lauro Rocha morreu com o coronavírus
Publicado em 06 de junho de 2020
Por Jornal Do Dia
O ex-prefeito de São Cristóvão e ex-de- putado estadual Lauro Rocha morreu na noite de anteontem, aos 84 anos. Ele estava internado em estado grave na UTi do Hospital São Lucas, no São José (zona sul de Aracaju), com quadro de infecção bacteriana e insuficiência respiratória. De acordo com o filho Alex Rocha, que também é ex-prefeito de São Cristóvão, Lauro foi infectado com o coronavírus e vinha sofrendo com os sintomas da doença há pelo menos uma semana.A informação foi confirmada pelo próprio Alex, em uma carta que foi divulgada ontem em suas redes sociais.
"Meu pai, aos 84 anos, como todos sabemos, já vinha com a saúde debilitada e, infectado pelo coronavírus, não resistiu à Covid-19 na noite desta quinta-feira. Após uma semana internado, se soma às estatísticas nacionais dessa doença que está ceifando a vida de tantos brasileiros. É difícil encarar um vírus invisível quando se é acostumado a trabalhar frente a frente", lamentou Alex, confirmando ainda que, por orientações das autoridades sanitárias, o corpo de Lauro foi enviado diretamente ao crematório, sem funerais ou velórios. "Suas cinzas, quando for possível, serão depositadas sobre a terra que ele tanto amou", completa o filho.
Nascido em São Cristóvão, Lauro Rocha morou um tempo no Rio de Janeiro e serviu por 10 anos na Marinha Mercante, onde chegou a suboficial e militou no sindicato da categoria. A partir daí, passou a atuar na política, filiou-se ao antigo MDB e, ao voltar para São Cristóvão, logo após o golpe militar de 1964, participou diretamente da eleição de 1966. Na época, o partido teve mais votos que o candidato da Arena, que representava a situação. Seis anos depois, foi candidato a vereador por Aracaju, para ajudar o MDB a conquistar mais espaço na capital, mas não foi eleito.
Em seguida, já em 1974, se candidatou a deputado federal e também não obteve êxito. Em 1976, disputou a eleição para prefeito de São Cristóvão e foi vitorioso. O mandato, naquela época, era de seis anos, e ficou no cargo até 1982. Depois foi eleito deputado estadual e assumiu o cargo de segundo secretário da Assembleia Legislativa de Sergipe. ‘Seu Lauro’, como ficou conhecido, participou do processo de reabertura democrática, no movimento das ‘Diretas Já’, em 1984, emprestou nome e energia às candidaturas de vereador e de deputado a fim de fortalecer partidos de oposição ao conservadorismo, como em 1966 e em 1974.
Em 1988, foi novamente eleito prefeito de São Cristóvão, ficando de 1989 até 1992.Em 2011 foi convidado pelo filho, Alex Rocha, para assumir a Secretaria da Fazenda do município de São Cristóvão. Em 2016, foi candidato a prefeito de São Cristóvão pelo PRB e obteve 6.985 votos (17,96%), ficando em segundo lugar nas votações."Nas duas vezes que administrou São Cristóvão, buscou melhorar as condições de vida da população com a construção de escolas, de loteamentos e a implantação do ensino profissionalizante e ainda aceitou ser secretário da Fazenda quando eu ousei seguir seu exemplo e estive à frente da Prefeitura. Meu pai é inspiração para São Cristóvão pela sua coerência política e honradez", destacou Alex, em sua homenagem.
A Prefeitura de São Cristóvão e a Alese decretaram luto oficial de três dias e apresentaram sua solidariedade à família do ex-deputado. "Seu Lauro deixa um legado honroso em nossa cidade. Emprestou sua experiência sindical para fortalecer o MDB, ainda na década de 60, e vivenciou a luta pela abertura democrática. Que Deus o receba nessa travessia, Seu Lauro, com o mesmo afeto que o senhor nutria pelos sancristovenses", disse o prefeito Marcos Santana. O governador Belivaldo Chagas também divulgou nota de pesar, destacando a trajetória política de Lauro Rocha.