Segunda, 17 De Março De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Excesso de velocidade continua sendo principal causa de acidentes de trânsito graves


Publicado em 27 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Somente nos primeiros 20 dias de janeiro deste ano, mais de 150 acidentes já foram registrados na capital, sendo 4 com vítimas fatais, de acordo com levantamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Outro dado que chama a atenção é o número de condutores flagrados nos primeiros 15 dias de 2022 trafegando acima da velocidade máxima permitida das vias: 1.832.
Além disso, 444 veículos foram pegos avançando semáforos e 113 pessoas flagradas conduzindo veículos com aparelho de celular em mãos. Essas atitudes, além de serem infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aumentam consideravelmente as chances de ocorrência de acidentes graves.
O superintendente da SMTT, Renato Telles, alerta que a imprudência continua sendo a principal vilã do trânsito e que o excesso de velocidade, o avanço do sinal vermelho e o uso do telefone celular ao volante permanecem entre as principais causas de acidentes.
“A gente bate na mesma tecla porque é necessário: a falta de conscientização e a imprudência continuam sendo o grande problema no trânsito. É preciso haver uma mudança de comportamento. Quando uma pessoa circula com veículo acima da velocidade máxima permitida, mistura álcool e direção e desrespeita as sinalizações, ela está cometendo infrações graves e colocando em risco a vida dela e de outros. Por isso, continuaremos pedindo a população que seja mais consciente e responsável no trânsito para reduzirmos os acidentes e salvarmos vidas”, alerta.
Segundo o boletim mais recente do Programa Vida no Trânsito (PVT), que é coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e conta com a parceria da SMTT e outros órgãos, o excesso de velocidade continua em primeiro lugar no ranking de causas de acidentes com óbitos em Aracaju. O boletim analisou os dados do ano de 2019, onde foram registrados 46 vítimas fatais por acidentes de trânsito.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade