Carregamento de duas toneladas de alimentos que serão enviados para Faixa de Gaza. O avião parte hoje do Brasil para o Egito . Foto: FAB/Governo do Brasil
Exemplo de solidariedade, MST envia 2 toneladas de alimentos para as famílias em Gaza
Publicado em 01 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Depois de doar toneladas de alimentos a brasileiros durante a pandemia e também aos atingidos pelas enchentes no Nordeste e Sul do país, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estendeu sua rede de solidariedade aos sobreviventes dos ataques de Israel à Faixa de Gaza, onde mais de oito mil palestinos já morreram.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou nesta segunda-feira (30), para buscar brasileiros que ainda estão na região do conflito, levou duas toneladas de arroz, farinha de milho e leite produzidos pelo MST. Mas a parceria do movimento com o governo federal quer ir mais longe e enviar 100 toneladas de comida porque a situação na região é calamitosa. Antes entravam em Gaza uma média 500 caminhões por dia e agora apenas 12, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
“Presidente Lula envia hoje (segunda-feira, 30), um novo avião da presidência para continuar o trabalho de repatriação dos brasileiros que estão na zona de guerra e mais uma vez aproveita a viagem de ida para enviar ajuda humanitária. Obrigado, MST, pelo gesto de solidariedade”, postou na rede X o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.
A atuação do Ministério das Relações Exteriores, “que trabalhou muito para garantir esse primeiro envio”, foi reconhecida por Cassia Bechara, integrante da direção nacional do MST. Ela confirmou a meta de envio dos 100 mil quilos doados pelas famílias da reforma agrária ao povo de Gaza, conforme entrevista ao site Brasil de Fato.
A ação solidária do MST em parceria com o governo Lula para amparar vítimas dos ataques na faixa de Gaza agrega alimentos produzidos por famílias assentadas de Santa Catarina (caixas de leite Terra Viva da Cooperoeste); do Rio Grande do Sul (arroz da Cooperativa Terra Livre e da Cooperavi); e do Ceará (farinha de milho Terra Conquistada).