Sexta, 24 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Fábio Mitidieri se aproveita de foto ao lado de Lula para criar dúvidas


Publicado em 16 de julho de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O senador Rogério Carvalho, pré-candidato do PT ao governo do estado, e o seu partido reagiram com vigor contra a foto divulgada por Fábio Mitidieri (PSD), pré-candidato governista, com o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin, insinuando que também teria apoio na disputa estadual. Deputado federal licenciado, Mitidieri aproveitou um encontro de Lula com parlamentares e foi à Brasília unicamente para fazer a foto ao lado do ex-presidente.
Mitidieri anunciou que vota em Lula, mas admitiu que a sua coligação terá partidos vinculados diretamente ao presidente Bolsonaro. Esses partidos não vão participar apenas da campanha. Influenciam diretamente na elaboração do programa de governo e terão participação garantida no governo, em caso de vitória.
Ao mesmo tempo em que insinuam um apoio que não existe, Mitidieri e aliados dizem que a eleição não será federalizada – com influência dos candidatos a presidente -, mas sim em função da discussão em torno dos problemas do estado. A ida à Brasília para tirar uma foto mostra exatamente o contrário. Mitidieri sabe que o apoio do ex-presidente Lula poderá ser decisivo na eleição estadual.
Antes da definição da pré-candidatura de Mitidieri, o governador Belivaldo Chagas (PSD), que banca a campanha, foi à São Paulo para um encontro com Lula. Da mesma forma, fez questão de divulgar uma foto ao lado do ex-presidente. Foi fazer um apelo para a retirada da candidatura do Rogério para a manutenção da aliança firmada por Marcelo Déda em 2006, sugerindo a apresentação do nome da vice-governadora Eliane Aquino, viúva do ex-governador, como candidata ao Senado. A manutenção da candidatura de Rogério mostra que o ex-presidente e o PT nacional apoiam o senador.
Como candidatos a presidente e vice-presidente, Lula e Alckmin não poderiam negar uma foto num evento com parlamentares. Eles não apoiam Mitidieri, mas acham bom que ele declare voto na chapa petista.
Questionado sobre a presença de outros nomes políticos no evento organizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quarta-feira (13), em um hotel em Brasília, o senador Rogério Carvalho lembrou que a reunião foi aberta, onde vários parlamentares e partidos puderam ouvir o ex-presidente, tirar foto e saudá-lo. “Depois tivemos uma reunião fechada, na residência do presidente do Senado, e tratamos de vários assuntos, a exemplo do processo eleitoral e importância das urnas para as votações que deram segurança ao sistema eleitoral do Brasil. Mas todo mundo sabe que Lula esteve em Sergipe e declarou apoio à nossa pré-candidatura. Ontem, houve uma tentativa desesperada de um pré-candidato através de uma foto para se apegar à força do Lula. As pessoas sabem que ele não é da nossa coligação e não vai ser apoiado por Lula. O povo de Sergipe sabe que eu sou Lula, e que Mitidieri é Belivaldo”, esclareceu.
Rogério Carvalho é o mais favorecido com a polarização da campanha eleitoral. Se a nível nacional Lula está disparado, em Sergipe e nos demais estados do Nordeste é imbatível. A campanha de Rogério não dará palanque e nem aceitará coligação com qualquer partido vinculado ao governo Bolsonaro.
Em 2018, com Lula preso, Fernando Haddad – um nome desconhecido da maioria do eleitorado – ganhou em todos os municípios sergipanos. No primeiro turno obteve 50,09% (571.234 votos) contra 27,21% (310.310 votos) de Jair Bolsonaro. No segundo turno a votação de Haddad pulou para 67,54% (759.061 votos) contra 32,46% (364.860) de Bolsonaro.
As candidaturas de Rogério e Mitidieri têm diferenças fundamentais desde a sua origem. O primeiro fez história no PT e foi o secretário da Saúde nas gestões de Déda como prefeito de Aracaju e governador do estado; o segundo depende umbilicalmente do governo Belivaldo Chagas que usa e abusa da máquina do estado em favor do seu candidato.
Belivaldo passou os três primeiros anos sem fazer nada, sob o pretexto de organizar as finanças do estado, massacrando os servidores e paralisando a economia. No ano eleitoral, concede aumento aos servidores, libera crédito para os empresários, reduz impostos, e anuncia novas obras quase diariamente, sempre com Mitidieri na sua cola.
Rogério focará a sua campanha no legado de desenvolvimento econômico e bem-estar social deixados por Déda, e no combate à fome e à pobreza capitaneados por Lula. Mitidieri tem que trabalhar para que o eleitorado não se lembre dos anos de dificuldades impostos por Belivaldo Chagas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE