OPERAÇÃO CUMPRIU NOVE MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO NO ESTADO (Divulgação)
Ficco faz operação contra lavagem de dinheiro do tráfico
Publicado em 26 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
.
Com foco na desarticulação de um esquema envolvendo suposta lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico de drogas, profissionais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Sergipe (FICCO/SE) cumpriram nas últimas 24 horas um total de nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Itabaianinha, São Cristóvão, Pirambu, Japaratuba e Boquim. Denominada ‘Operação Domina’, paralelo ao trabalho desenvolvido no interior sergipano, o trabalho unificado também realizou buscas em imóveis localizados em Aracaju. As investigações apontam que o grupo criminoso utilizava contas bancárias de terceiros, incluindo menores de idade, e realizava depósitos fracionados para ocultar a origem ilícita dos recursos.
Pela Superintendência da Polícia Federal foi revelado que os indícios já analisados foram suficientes para conduzir os investigadores envolvidos nos estudos a constatar que o grupo movimentou mais de R$ 3 milhões em um ano; esse fluxo financeiro foi operacionalizado na maioria dos casos com o uso de dinheiro em espécie. Cada um dos envolvidos pode ser condenado pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, além de lavagem de dinheiro, com penas que juntas somam até 35 anos de prisão. Em nota, a PF oficializou que o esquema era liderado por um indivíduo já preso por tráfico, com a ajuda de sua companheira, que movimentava o dinheiro fora da prisão.
O mais recente trabalho em conjunto articulado pela FICCO/SE, contou com o apoio direto da Delegacia de Polícia Civil de Itabaianinha/SE. Para esta deflagração foram envolvidas equipes da DENARC/PC/SE, Delegacia de Itabaianinha/SE, BOPE/PMSE, BPATI/PMSE, Força Tática do 9º BPM/PMSE, bem como de profissionais do Grupo Tático de Operações Penitenciárias da Polícia Penal. A FICCO/SE é composta por integrantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais, e tem como principal objetivo a integração das forças de segurança em ações de combate ao crime organizado no Brasil.