**PUBLICIDADE
Fim de ano
Publicado em 28 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O recuo no desemprego ocorre desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2024 até o período terminado em novembro
.
O mercado de trabalho nacional não passa por um período tão bom há muito tempo. A trajetória declinante da taxa de desemprego que vem ocorrendo em 2024 é consistente. O recuo ocorre desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2024 até o período terminado em novembro.
.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, elaborada pelo IBGE, o percentual saiu de 7,8%, no trimestre encerrado em fevereiro para 6,1% no período entre setembro e novembro deste ano, que representa o menor patamar da série histórica iniciada em 2012.
.
O estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, chegou a 47.741.377 em novembro, o que representa alta de 0,22% em relação ao mês anterior.
.
Das cinco regiões brasileiras, quatro criaram empregos com carteira assinada em novembro. O Sudeste liderou a abertura de vagas, com 53.677 postos a mais, seguido pelo Nordeste, com 25.557 postos. Em seguida, vem o Sul, com 24.952 postos. O Norte abriu 7.274 postos de trabalho. Já o Centro-Oeste fechou 7.960 vagas formais no mês passado.
.
Para além dos números, no entanto, resta a sensação de justificado otimismo em relação ao futuro, especialmente no contexto das festas de fim de ano, perceptível nas ruas, nas praças, no rosto da população. A esperança de dias melhores já não está ancorada apenas em convicções pessoais, contudo. É agora uma questão de fé, mas também de perspectivas realistas, dados confiáveis e projeções críveis.