Fiscalização de protocolos será aumentada no Carnaval
Publicado em 13 de fevereiro de 2021
Por Jornal Do Dia
As equipes da Prefei tura de Aracaju e do Governo do Estado prometem manter a rigidez na fiscalização das medidas previstas no decreto estadual que proibiu as festas e aglomerações durante o feriadão de Carnaval. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, os Procons e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal montaram a Força-Tarefa de Combate à Covid e, desde o dia 11, está verificando os cumprimentos dos protocolos sanitários em estabelecimentos e evitar aglomerações.
Segundo o Governo, algumas denúncias de festas clandestinas já chegaram ao conhecimento das autoridades públicas e serão coibidas. O decreto determina que, entre os dias 11 a 21 de fevereiro, está proibida a realização de comemorações e festividades relacionadas ao Carnaval, como confraternizações, eventos festivos, blocos, prévias carnavalescas, apresentações musicais, shows e similares com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados de uso comum. Ainda conforme ao decreto, a lotação máxima em espaços fechados será reduzida de 100 para 50 pessoas. Em locais abertos, a capacidade passará de 150 para 75.
O coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Ávio Britto, pede consciência à população para evitar aglomerações. Além disso, o coordenador enfatiza que os municípios devem estar em consonância com o governo do Estado, promovendo ações para impedir os festejos."Os municípios são co-responsáveis com as ações do Decreto Estadual. Sendo assim, têm o papel de fiscalizar utilizando de meios como guarda municipal ou demais órgãos. Também podem pedir apoio à Polícia Militar ou a outro órgão estadual", destacou. O coordenador acrescenta que, caso a população presencie aglomerações e festividades carnavalescas, deve denunciar através do número 190, da Polícia Militar.
A fiscalização será feita em pontos com maiores possibilidades de aglomeração, em todas as regiões da capital. O foco será as medidas de prevenção contra covid-19, disponibilizando saneantes para higienização das mãos, orientações sobre o distanciamento social e uso das máscaras. Os casos de infração serão notificados. "Todo o calendário de fiscalizações é realizado através da coordenação dessa força-tarefa pelo Governo do Estado. Além disso, com a Guarda Municipal, estaremos intensificando a operação Terminal Seguro, nos terminais de integração da capital", informa o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida.
Aglomerações – De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde SES, o infectologista Marco Aurélio Góes, o Brasil passa por intensa transmissão da Covid-19, com o surgimento de novas variantes do vírus no mundo e, inclusive há uma variante no país, que surgiu em Manaus. "Com tudo isso, é preciso restringir o máximo possível o movimento das pessoas, principalmente, em festas. Nesse momento, nenhum evento está permitido, tudo que ocorrer é clandestino e está suscetível a intervenção legal", destaca.
Ele ainda disse que o momento não permite aglomeração e sim cautela. "Temos o vírus em todos os lugares, sendo assim, de fato, as aglomerações podem trazer a transmissão intensa trazendo consequências graves, já que quando acontece, aumentamos os números de casos, os de óbitos, podendo colapsar o sistema de saúde. A transmissão do vírus não acontece só para quem vai às festas. A pessoa que aglomera traz o vírus para dentro de casa, para a comunidade e para pessoas vulneráveis", finaliza.