**PUBLICIDADE
FMI – Relatório Anual 2023
Publicado em 07 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Saumíneo Nascimento – saumineon@gmail.com
Abordarei neste artigo, algumas informações relevantes apresentadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em mais um relatório anual de atividades. Importante relembrar que a entidade é um organismo que integra 190 países membros e busca estimular a cooperação monetária internacional, facilitar o comércio internacional, contribuir para altos níveis de emprego e renda real, promover a estabilidade cambial e ajudar os países membros a resolver desequilíbrios do balanço de pagamentos.
O documento tem 80 páginas, distribuídas em três partes: os destaques, o que a instituição faz e quem ela é.
O relatório anual sob comentário abrange as atividades da Diretoria Executiva, da Direção-Geral e do corpo técnico do FMI durante o exercício financeiro iniciado em 1º de maio de 2022 e findo em 30 de abril de 2023.
Comentando-se sobre os destaques, inicialmente o FMI aponta que a desaceleração econômica é mais pronunciada nas economias avançadas e que a inflação está caindo mais lentamente do que o previsto. Este cenário reforça a necessidade da entidade internacional manter a continuidade de apoio aos países membros para que possam fazer face aos desafios. E isto ocorre por meio de empréstimos, supervisão e desenvolvimento de capacidades.
Conforme apresentado no relatório, o FMI intensificou a atividade de empréstimos aos países, como exemplo, verificou-se que desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, o FMI aprovou 41 solicitações de 38 países membros em um montante de US$ 128 bilhões e ao computar-se o apoio desde o início da pandemia de saúde, o apoio totaliza US$ 294 bilhões.
Com relação ao desenvolvimento das capacidades, o FMI ajuda os países a construir instituições sólidas e a reforçar as competências que possibilitam a formulação e implementação de políticas macroeconômicas e financeiras sólidas. De acordo com o relatório sob comentário, no exercício de 2023, o FMI capacitou mais de 15 mil servidores públicos, fez mais de 2 mil visitas de desenvolvimento das capacidades envolvendo mais de 1.500 especialistas e ministrou mais de 500 cursos em sete idiomas. Referidas ações auxiliam na modernização da gestão, da administração e da execução das atividades de desenvolvimento dos países membros.
Neste quesito de desenvolvimento das capacidades a atuação do FMI se concentra nas principais áreas de especialização da entidade, como finanças públicas, estabilidade do setor financeiro, operações do banco central, quadros macroeconômicos e estatísticas econômicas, o que ajuda os países a formular políticas macroeconômicas melhores, mobilizar receitas, priorizar e gerir os gastos públicos, coletar dados melhores e fortalecer a supervisão bancária, além de abordar questões transversais, como a desigualdade de renda e de gênero, a corrupção, as mudanças climáticas e a digitalização.
Entre os diversos problemas enfrentados pelos governos, temos como relevante lidar com o retorno da inflação crescente, e isto ocorre especialmente, por conta dos altos preços de energia e alimentos, decorrentes da pandemia recente (Covid-19) e da Guerra que envolve Ucrânia e Rússia. O desafio que é imposto para as autoridades monetárias é a busca da redução da inflação.
Outro destaque de atenção especial dos países é a insegurança alimentar, por conta disso, o FMI intensificou seus esforços para ajudar os países a enfrentar a crise alimentar mundial, ressaltando-se que o relatório aponta que os países da África Subsaariana foram os mais afetados, com um aumento médio de 24% nos preços dos alimentos no período de 2020-2022, sendo o maior desde a crise financeira mundial de 2008.
Ficou evidenciado no relatório anual que o FMI necessita ampliar a sua atuação no apoio aos país com relação ao comércio internacional, pois os desafios relacionados à área foram ampliados, em face da necessidade de manutenção de políticas comerciais mais abertas, bem como, a dificuldade que algumas nações possuem em obter ganhos com o progresso tecnológico. E nessa perspectiva de uma necessidade do FMI fortalecer o comércio internacional, tem-se a questão da revolução na tecnologia digital associadas com a evolução das telecomunicações que causaram grande impacto nos serviços financeiros e nos pagamentos nas últimas três décadas.
Um papel importante desempenhado pelo FMI é a prestação de assessoria sobre as políticas de cada país membro, auxiliando na evolução econômica dos países, bem como a inserção dos mesmo no sistema monetário internacional.
No decorrer do período de análise do relatório do FMI, aponta-se que a instituição intensificou a ajuda às pessoas que vivem em países frágeis e afetados pelo conflito, formando quase um bilhão de pessoas beneficiadas com auxílio do FMI. A entidade também ampliou a presença local, enviando mais especialistas de longo prazo e aumentando o envolvimento com os agentes envolvidos com humanitarismo, desenvolvimento e paz.
O FMI tem buscando ampliar a sua atuação na agenda ambiental, entendendo que as mudanças climáticas continuam a ser uma grande ameaça ao crescimento e à prosperidade no longo prazo. Assim, citando-se uma ação efetiva tem-se que desde 2010, a pegada de carbono do FMI tem sido mensurada ativamente, e medidas têm sido tomadas para reduzir as emissões.
Estes pontos apresentados do relatório anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), destacam a importância da atuação dos organismos multilaterais para a evolução de nossa sociedade em um mundo cada vez mais desafiante.