Quinta, 03 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Fogo atinge comércio popular no centro


Publicado em 29 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Corpo de Bombeiros atribui o incêndio a uma pane elétrica (Ascom/CBM)

Milton Alves Júnior

 

Uma pane no sistema elétrico de um shopping popular, localizado na região central de Aracaju, pode ter sido a principal causa do princípio de incêndio registrado no início da manhã de ontem. Indícios preliminares revelam que as chamas tiveram início na rede elétrica, entre o forro e o telhado do estabelecimento, e expandido gradativamente pela parte superior do imóvel. O controle e combate do fogo foi realizado por agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com o apoio de populares e funcionários do espaço de compras. O primeiro contato informando o sinistro aconteceu por volta das 9h10.
Coordenada pelo tenente Ericles Xavier, do Corpo de Bombeiros, durante a ocorrência foi preciso acionar uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com a finalidade de atender uma funcionária do shopping, a qual apresentava dificuldades para respirar. Ainda segundo destacado pelo oficial do CBM, durante diálogo com os responsáveis pelo estabelecimento, todos foram orientados a buscar uma avaliação técnica da rede elétrica e solicitar perícia para identificar a causa do incêndio. O prazo médio para apresentação das análises é de 30 dias; esse prazo pode ser estendido caso os peritos avaliem necessário.
Pelo Corpo de Bombeiros foram destacados dez medidas capazes de diminuir os riscos de incêndio, em especial, nos estabelecimentos comerciais. Inspeções regulares e manutenção preventiva são apontadas como a base, assim como verificar extintores, mangueiras de incêndio e sistemas de alarme. Dentro deste conjunto de ações preventivas compreende-se ainda treinamento periódicos dos funcionários, incluindo simulações de evacuação e uso de botoeiras para bomba, também é fundamental para a reação adequada em situações de emergência. Em menos de 30 dias, este foi o segundo registro de destruição provocado pelas chamas contra estabelecimentos comerciais de Aracaju.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade