Sexta, 29 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE


Foi João quem fez


Avatar

Publicado em 29 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


O programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão do candidato a prefeito João Alves Filho (DEM) vem sempre exibindo obras realizadas nos três mandatos de João governador e ao final é dito "Foi João Quem Fez".  Tipo construção do bairro Coroa do Meio, foi João quem fez; ponte ligando Aracaju a Barra dos Coqueiros, foi João quem fez; orla da praia de Atalaia, foi João quem fez; Hospital João Alves, foi João quem fez e por aí vai.

Esse marketing de dizer que João Alves fez todas as obras estruturantes de Aracaju, nos 12 anos que passou como governador, levou alguém a criar um perfil no Facebook: "Foi João quem fez". Não se sabe se o criador desse perfil é ou não simpatizante do candidato do DEM.

Certo é que simpatizantes dos adversários de João Alves capitalizaram isso e estão levando para o lado da chacota. Com mais de 2.300 acessos até ontem à tarde, são postadas coisas do tipo: De onde surgiu a Muralha da China? Aí aparece um carimbo Foi João, ao lado da sua foto. É questionado Quem Criou as Pirâmedes do Egito?, e a resposta, através de um formato de carimbo e com a foto do candidato: Foi João.

São vários questionamentos desse tipo com a mesma resposta. Entre os que a coluna selecionou: Quem criou a Disney World? a Estátua da Liberdade? a Torre Eiffel? o Criança Esperança ? as Crateras na Lua? os Anéis de Saturno? o 14 Bis? o Titanic? o Oceano? a Torre de Pizza? o Cristo Redentor? a Apple? o Ipad? a fórmula da Coca-Cola? A resposta é sempre a mesma: Foi João.

A chacota não para por aí. No perfil no Facebook "Foi João quem fez", é feito questionamentos do tipo: Quem descobriu o Brasil? e a resposta é João Alvares Cabral; Quem foi o primeiro homem a pisar na lua?  A resposta: Foi João; os mil gols quem fez foi João.

Não se sabe se esse tipo de gozação nas redes sociais por conta da mania de grandeza de João Alves de que a maior obra que pensa em fazer é a maior do Brasil ou do Nordeste e que tudo que foi feito em Aracaju foi ele quem fez trará algum prejuízo político à sua campanha. Isso porque, às vezes, a humildade faz a diferença.

Mas uma coisa é certa, as redes sociais podem fazer a diferença nas eleições municipais deste ano. Quem souber usá-las muito bem pode colher bons frutos, pois milhares de jovens estão conectados diariamente ao Facebook e ao Twitter.

Mais chacota
Ainda no Facebook é dito "Veja algumas obras de João que não foi colocada no vídeo foi João quem fez: abriu o mar Vermelho, pintou a Monalisa, o Deserto de Saara, os Teletubbies, o twitter".
 
Decisão 1
Membros do Tribunal Regional Eleitoral indeferiram ontem, por unanimidade,  o registro de candidatura de Lila Fraga (PSDB) a prefeito de Lagarto por rejeição de contas públicas. O recorrente foi a coligação do prefeito Valmir Monteiro: Lagarto Sempre em Frente (PDT/PT/PTB/PSL/PSC/PR/PSDC/PHS/PMN/PSB/PRP/PSD/PC do B/PT do B).

Decisão 2
Também ontem membros do TRE, por unanimidade, decidiram negar provimento ao recurso para manter a decisão que indeferiu o registro de candidatura de Adil Dantas do Amor Cardoso como candidato a vice-prefeito em Santana do Itanhy, na chapa de Ednei Carvalho (PSB), por inelegibilidade e parentesco.

Decisão 3
Na sessão de ontem, também foi negado provimento ao recurso eleitoral que pedia o deferimento da candidatura de Wagner Quintela como candidato a vice-prefeito. Ele está incluído na lei da Ficha Limpa.

Mais contudente
O site do TRE precisa colocar com mais clareza as decisões dos membros do tribunal sobre o julgamento dos recursos eleitorais de impugnação de candidaturas apresentados pelo Ministério Público Eleitoral, candidatos ou coligações. É preciso colocar, inclusive, o município que o julgado concorre a um cargo eletivo.

Carnalita 1
Deu ontem no Estadão: "Petrobras e Vale estudam estratégia de exploração conjunta de petróleo e do minério em potássio, em jazidas terrestres em Sergipe, o único produtor do minério no País. A conclusão do levantamento sobre as lavras simultâneas é esperada para outubro, que faz parte do Projeto Carnalita.  O projeto de extração conjunto prevê um investimento de US$ 4 bilhões em três anos".

Carnalita 2
Prossegue a matéria: "A expectativa é que a partir de 2014/2015, seja produzido 1,2 milhão de toneladas de potássio por ano, destinadas exclusivamente ao mercado interno. A viabilidade econômica da Carnalita está entrelaçada à atividade agronômica no Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo. Além de diminuir a dependência externa do insumo, a produção de potássio motivará oportunidades de novos negócios na cadeia produtiva de fertilizantes e consequentemente aumentará a geração de novos empregos".

Carnalita 3
Na matéria do Estadão é lembrado que o bom entendimento entre o então presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e o presidente da Vale, Roger Agnelli, possibilitou a assinatura do contrato de renovação do direito da mineradora de explorar as reservas em terras petroleiras por mais 30 anos. "Esse entrosamento foi costurado pelo governador Marcelo Déda, o qual ao longo dos últimos cinco anos intercedeu para que a Vale e a Petrobras chegassem a um entendimento".

Movimento
Moradores da zona de expansão de Aracaju, que envolve as comunidades do Mosqueiro e Areia Branca, entre outras, vão criar o movimento "Aracaju não se divide". No próximo dia 4 de julho, às 19h, haverá a primeira reunião dos moradores da área para criação do movimento diante de uma ação movida pelo empresário e ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB) para não pagar impostos de terrenos de sua propriedade no Mosqueiro à Prefeitura de Aracaju, mas a São Cristovão pelo valor ser menor.

Consequências  
Essa ação acabou indo parar no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.  Agora são os ministros do STF que vão decidir se o Mosqueiro pertence ao município de Aracaju ou a São Cristovão. Os moradores da comunidade Marcos José e Vlademir avaliam que se o Mosqueiro passar para São Cristovão trará problemas para a população.

Ponto de vista
De  Vlademir ontem no programa de George Magalhães: " São Cristovão é o caos, um município abandonado. Como será feita a coleta do lixo, mantida as nossas escolas e o sistema de transporte se o Mosqueiro passar para São Cristovão ? Veja o abandono do conjunto Rosa Elze? Será no plesbicito do dia 7 de outubro que o povo vai dizer se é contra o a favor".  

Tragédias
Nos últimos 15 dias, dois jovens filhos de deputados de Sergipe morreram tragicamente. Primeiro a enteada do deputado federal Laércio Oliveira (PR), que morreu aos 27 anos, no Canadá, vítima de embolia pulmonar, depois de sair do coma em razão de um infarto.  Agora é o filho de 15 anos do deputado estadual Gilson Andrade (PSL), que cometeu suicídio anteontem à noite ao pular do 11º andar do seu apartamento e foi sepultado ontem à tarde, na Colina da Saudade.

Solidariedade
Por conta da morte do filho do deputado Gilson Andrade, que é candidato a prefeito de Estância, não teve sessão plenária ontem na Assembleia Legislativa. O requerimento verbal foi feito pelo deputado Garibalde Mendonça (PMDB) e aceito pelos demais colegas em solidariedade ao colega parlamentar.

Pós-TV
O programa eleitoral gratuito, iniciado no dia 21 de agosto, já começou a interferir no quadro político de São Paulo. Segundo nota na coluna Esplanada, publicada em vários jornais do país, o candidato José Serra (PSDB) corre o risco de não ir para o 2º turno em São Paulo. Diz que as novas pesquisas dos partidos pós-TV não divulgadas indicam subida de Haddad (PT), queda do tucano e Russomanno ainda líder.

Veja essa…
O programa eleitoral dos candidatos a vereador continua causando risos a população. Ontem, o show ficou por conta de alguns candidatos a vereador do PSDB: Bin Laden, vestido a caráter, e Valter Duarte lutando boxe. 

Curtas
O candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) fez ontem à noite uma grande caminhada na Palestina, indo de porta em porta. Estava na companhia do vice-governador Jackson Barreto (PMDB) e de candidatos a vereador da coligação.  

Nesta quarta-feira à noite o candidato do PSB fará caminhada no Zé Conrado de Araújo e no Agamenon Magalhães. Estará no corpo-a-corpo com o eleitor.

João Alves concede hoje, às 7h30, entrevista ao jornalista André Barros, na Jovem Pan. Já às 18h45, concederá entrevista na TV Atalaia, ao Jornal 2ª Edição. Depois, o candidato do DEM terá reunião com os Agentes de Saúde de Aracaju.

Amanhã, João Alves visitará o Hospital Santa Izabel, às 10h. À tarde, a partir das 14h, o candidato fará caminhada saindo da Praça da Bandeira com destino ao Centro Comercial, finalizando com comício em frente ao Tribunal de Justiça, na Praça Fausto Cardoso.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE