Forró Caju em Casa
Publicado em 19 de maio de 2021
Por Jornal Do Dia
O sergipano tem paixão por festa. De janeiro a janeiro, aproveita qualquer pretexto para reunir amigos e fa miliares em grandes aglomerações populares, movidas a música e animação. Entre todos os eventos aguardados com expectativa renovada todos os anos, no entanto, o Forró Caju, sem nenhuma dúvida, ocupa um lugar especial no coração do povo. Razão pela qual a Prefeitura de Aracaju faz questão de celebrar os festejos juninos, como dá.
Anunciada ontem, a programação do Forró Caju em Casa reconhece os imperativos de distanciamento impostos pela pandemia ainda em curso, mas faz o possível para manter a fogueira da tradição junina acesa, apesar de todos os pesares. Os recursos previstos no orçamento do município serão investidos em toda a cadeia produtiva do forró, gerando renda e alegria em um momento de muita dificuldade para grande parte dos artistas locais.
A programação será iniciada no dia 17 de junho, com a abertura do Fórum do Forró, cuja finalidade será promover discussões acerca do futuro da festividade, das consequências da crise sanitária no setor cultural, além da inserção de tecnologias dentro do ritmo junino. O evento terá duração de dois dias e será transmitido pelo canal da prefeitura na internet. Entre as atrações confirmadas para o fórum estão grandes nomes do cenário forrozeiro nordestino e sergipano.
A covid-19 feriu de morte toda a cadeia econômica ligada à realização de eventos. Desde o Carnaval, até os principais teatros e galerias de arte da cidade, todos os grandes palcos antes eleitos para a expressão da sensibilidade coletiva foram esvaziados, por força do imenso poder de transmissão do vírus. Iniciativas como a realização do Forró Caju em Casa não apenas preservam os valores mais caros à Cultura sergipana, portanto, como também fomentam um importante setor econômico, à míngua desde o primeiro dia da crise.