Domingo, 06 De Abril De 2025
       
**PUBLICIDADE


Fui derrotado


Publicado em 31 de janeiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se


Consagrado(Divulgação)

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
.
Fui derrotado. Duas décadas de campanha em favor dos papocos nativos jamais renderam uma cifra digna de manchete. Um tal Natanzinho Lima, na playlist do governador Fabio Mitidieri, ao contrário, ganha agora contorno de artista consagrado em letra de Imprensa (ver nesta página).
 Os grandes eventos do calendário festivo local, realizados há décadas, jamais se propuseram a servir de palco para a Cultura Serigy. Somente os tolos, como eu, alimentaram um dia expectativa diferente.
Todos os anos, a choradeira de artistas desprezados pelo poder público e intelectuais com a cachola abarrotada de palavras difíceis inunda as páginas dos jornais. O amigo Thiago Paulino chegou a escrever um livro robusto sobre o assunto. A programação do Forró Caju, no entanto, é sempre a mesma.
Há concessões, claro. No palco dos principais eventos do ciclo junino, o sanfoneiro Mestrinho é presença garantida. Há, também, palcos menores, francamente modestos, como o coreto instalado em plena Vila do Forró. Ali, artistas da estirpe de Pantera e Sandyalê defendem o próprio trabalho com a cara e a coragem, mesmo sem os holofotes voltados para as atrações contratadas ao custo de milhões.
Os promotores dos eventos aqui em questão contam com o álibi do grande apelo popular da programação. Anos atrás, a presença de um cantor de arrocha hoje relegado a justo e previsível esquecimento atraiu o maior público já registrado no Forró Caju. Depois, a turma do arrocha voltou à carga e reuniu uma multidão formada por 55 mil pessoas no Arraiá do Povo, em plena terça-feira. Em um caso e outro, o argumento maiúsculo da adesão popular encerra qualquer discussão. Ao contrário dos críticos apressados, como este que vos escreve, leitor compassivo, os donos do mundo garantem, o povo gosta.
Eu já entreguei os pontos. A fogueira ardendo na porta de minha casa, mais a sanfona rouca de Dominguinhos, celebram com sincero recato todos os santos de junho, o meu São João.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE