Funcionários de empresas da Progresso paralisam ônibus
Publicado em 29 de maio de 2021
Por Jornal Do Dia
Aracaju voltou a enfrentar, nesta sexta-feira, uma greve parcial dos motoristas e cobradores de ônibus. Os funcionários das empresas Progresso, Tropical e Paraíso suspenderam a circulação dos ônibus em praticamente metade da frota, afetando 43 linhas de toda a Grande Aracaju. Os 146 veículos ficaram recolhidos às garagens ainda no início da madrugada, e os empregados fizeram piquetes, impedindo a saída dos coletivos.
A paralisação foi em protesto contra o atraso o pagamento parcelado dos salários, cujos valores estão sendo quitados em três parcelas no mesmo mês. Eles também se queixam da falta do depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que estaria sendo descontado dos empregados, mas não repassado para as contas individuais do Fundo. E se queixavam também de dificuldades para se vacinar contra o coronavírus, com problemas no cadastro encaminhado pelas empresas à Prefeitura.
Em nota, o Grupo Progresso informou que os saldos dos salários dos colaboradores foram quitados na própria sexta, e os orientou a voltarem aos seus postos de trabalho. "A reivindicação é legítima, mas a consequência da paralisação é ruim, pois além de prejudicar os usuários do sistema não ajuda na busca das receitas para fins de regularização dos pagamentos", diz o comunicado.
A empresa ainda atribui a crise à redução de demanda causada pela pandemia. "O momento de crise é inegável, o transporte de passageiros enfrenta essa crise sozinho, mantendo os empregos, operando com 100% de sua frota com uma demanda de reduzida na ordem de 45%, sofrendo com o aumento de insumos, todavia, mesmo diante disso, vêm se desdobrando para honrar com seus compromissos, cabendo dizer que o colapso do sistema não é fato isolado e as autoridades precisam se empenhar em ajudar as empresas na continuidade desse serviço público essencial à sociedade".
As outras empresas que operam no transporte coletivo mobilizaram suas frotas extras para dar suporte à operação do serviço diante desta paralisação, para não deixar a população desassistida. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informou que, após as tratativas do grupo Progresso com os seus colaboradores, a operação do sistema de transporte coletivo será normalizada na madrugada deste sábado.
–