Gaeco faz novas buscas parainvestigação de fraudes em Carmópolis
Publicado em 25 de setembro de 2020
Por Jornal Do Dia
O Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) deflagrou nesta quinta-feira a segunda fase da ‘Operação Pandemonium’, que investiga desvios de recursos públicos e fraudes em licitações da Prefeitura de Carmópolis (Vale do Cotinguiba). O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) expediu novos mandados de busca e apreensão que foram cumpridos em Carmópolis e na cidade de Novo Triunfo (BA). As diligências contaram com o apoio operacional do Ministério Público da Bahia e da Polícia Civil da Bahia.
As buscas são um desdobramento da primeira fase da ‘Pandemonium’, deflagrada no mês passado e que resultou no afastamento cautelar do então prefeito Alberto Narcizo da Cruz Neto, o ‘Beto Caju’, e do secretário municipal de Planejamento, José Carisvaldo dos Santos. De acordo com o MPSE, a operação foi fruto de investigações de desvios e fraudes praticados no âmbito de contratos do Município de Carmópolis, envolvendo empresas baianas e que foram pagos com recursos públicos destinados ao combate da pandemia mundial da Covid-19.
Após o cumprimento dos primeiros mandados de buscas, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) encontrou novos indícios de crimes contra a Administração Pública, pela mesma organização criminosa, voltada ao desvio de recursos públicos da saúde. Esses indícios motivaram o TJSE a expedir os novos mandados de busca em endereços residenciais e empresariais em Novo Triunfo, cidade onde fica a sede de uma das empresas contratadas pela prefeitura sergipana.