Segunda, 08 De Agosto De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Acidente alerta sobre poda preventiva de árvores


Avatar

Publicado em 28 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


O acidente provocou um grande congestionamento na Avenida NO sentido Atalaia/Centro

ÁRVORE CAIU NA AVENIDA BEIRA MAR

Bombeiros tiveram que ser chamados para a retirada da árvore que caiu sobre dois veículos

Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

A queda repentina de uma árvore atingiu dois carros na manhã de ontem, 27. O fato ocorreu na Avenida Beira Mar, nas proximidades do posto de gasolina Shell, atingindo alguns veículos que passavam em frente ao Parque dos Cajueiros, sentido centro da cidade.  
Por sorte, ninguém ficou ferido, houve apenas danos materiais. Por acusa do acidente, o trânsito no local ficou lento. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. De acordo com um dos motoristas, a árvore atingiu uma Van que seguia em sua frente e logo depois atingiu seu carro, uma Blazer.
Com a chegada do inverno, a ação de poda preventiva e substituição de árvores nas vias públicas do município de Aracaju recebe uma atenção especial. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (IBAMA), a fiscalização e zelo de árvores em área urbana é de competência da prefeitura. Em Aracaju, o órgão responsável por liberar a poda e corte de árvores é a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Prejuízos – De acordo com a engenheira agrônoma da Emsurb Fernanda Matos, o objetivo é evitar mais acidentes e transtornos na capital durante o período de chuvas para que se evite a interrupção do tráfego, das vias públicas e da energia elétrica.
Ela explica que os prejuízos materiais causados por estes acidentes podem ser minimizados pela poda preventiva e substituição das árvores. "Mas esta também é uma época de plantação de mudas. As árvores têm seu tempo de vida útil reduzido seja por fatores naturais ou pela própria fitossanidade da planta As árvores ficam doentes, sofrem ataque de cupins, dentre outras causas naturais que tornam necessária sua substituição em longo prazo de qualquer maneira", explica.
Considerada uma prática preventiva em alguns casos, a poda de árvores é um assunto gera polêmica em outras situações. Um dos casos recentes aconteceu na última quinta-feira, 21, quando uma árvore robusta na Avenida Rio de Janeiro, nas proximidades da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), foi cerrada ao meio.
Em uma rede social, o caso gerou muitas frases de protesto. Em nota oficial, a Emsurb justificou a decisão como medida de segurança. Em outras situações, árvores localizadas em ruas estreitas na capital sergipana estão sendo danificadas, principalmente por caminhões grandes ou baús.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade