Sexta, 26 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Bombeiros fiscalizam barracas de fogos


Avatar

Publicado em 14 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


Milton Alves Júnior
[email protected]

Com mais de 35 barracas comercializando fogos de artifício em Aracaju, equipes de fiscalização do Corpo de Bombeiros fazem vistorias técnicas desde o início do mês de maio, com o objetivo de inibir ações irregulares que possam ocasionar em sinistros. Conforme informações apresentadas pela corporação, até a tarde de ontem não haviam registrado nenhum problema nos estabelecimentos analisados na capital. Devido vistorias ainda em execução em municípios como Itabaiana, Estância e Carmópolis, o relatório final não foi apresentado.
Para o coordenador de vistorias dos Bombeiros, coronel Reginaldo Dória, esse dado positivo é efeito de uma minuciosa investigação promovida pela corporação antes de conceder o alvará de comercialização desse tipo de produto inflamável. "Esse ano decidimos ser mais cuidadosos na hora de emitir essas liberações. É uma atitude simples que pode contribuir para o não registro de incidentes que podem resultar em problemas mais agravantes para a sociedade", disse.
Ao todo, no bairro Coroa do Meio (zona sul da capital), em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 26, para 24 barracas. Ainda em Aracaju, mais três pontos, Avenida Maranhão, e os bairros Orlando Dantas e Augusto Franco, também possuem essas barracas de fogos. Apesar da fiscalização promovida antes do mês junino iniciar, Dória conclui dizendo que as equipes continuam realizando ações. "Não é porque fiscalizamos no início que iremos parar. Estamos vigiando e caso o proprietário desobedeça às recomendações, punições serão adotadas", declarou.
Vendendo artefatos produzidos principalmente nos municípios de Estância e Feira de Santana, o empresário Manoel Batista, ressalta a importância de apenas repassar produtos de qualidade para conquistar os clientes que devem retornar no ano posterior. Vale ressaltar também que parte do estoque dos fogos, é fabricada e importada da China. De acordo com Jorge, sua barraca conta com clientes fiéis há mais de 10 anos e que buscam seus produtos durante o ano todo. "O segredo para o sucesso nesse ramo é justamente atender bem o cliente e claro, comercializar produtos de extrema qualidade. Essa sempre foi a minha missão, e felizmente além do São João e São Pedro, em outras épocas esse mesmo cliente me liga interessado nos fogos", garantiu.
Instalados até a primeira semana de julho, precauções devem ser adotadas diariamente e os próprios consumidores são considerados como os principais responsáveis pela denúncia de irregularidades. "Esse ano eu completo exatos 15 anos que vendo aqui. Para que a nossa integridade esteja garantida, nossos clientes devem opinar, criticar, e principalmente denunciar se identificar algum erro nas instalações", alegou Batista.

Consumidor – O jovem Thiago Rodrigues, 24 anos, garante que já se queimou com produtos velhos e de baixa qualidade. "Faz mais ou menos três anos que comprei duas dúzias de espada – produto com vasto rojão e fabricado basicamente com bambu e pólvora – e das 24, ao menos 15 apresentaram defeito. Uma delas estourou o fundo e abriu parte do bambu. Se não estivesse usando luva, certamente estaria deficiente nesse momento", ressaltou. Como forma de evitar danos, caso algum indício de problema seja identificado, o cidadão informá-lo ao Disque-Denúncia (181).

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade