Segunda, 08 De Agosto De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Consumidor deve ter cuidado com garrafões


Avatar

Publicado em 16 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


OS GARRAFÕES PRECISAM DE CUIDADOS

A água mineral é um produto imprescindível na casa das pessoas. Para que possa ser consumida com segurança é necessário que o consumidor observe condições físicas e de armazenamento do garrafão na distribuidora, além da higienização que deve ser feita antes de colocá-lo no bebedouro. Após a ação de fiscalização de garrafões de 20 litros realizada na BR 101 pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com Polícia Rodoviária Federal, a Vigilância Sanitária recebeu várias denúncias de irregularidades nos produtos.
As denúncias são relativas à água mineral sendo vendida junto com produtos de limpeza, corpos estranhos e odores fortes na água. "Quando notada a irregularidade, o consumidor deve procurar a Ouvidoria da Saúde, através do telefone 0800 – 286 – 3000 ou pelo e-mail ouvidoria@saude.se.gov.br. As denúncias também podem ser feitas diretamente na Vigilância Sanitária através do telefone 3225-3800, disse Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde, ao incentivar o contato da população com a SES.   
Os garrafões devem conter lacre, selo fiscal e sanitário e rótulo com data de envasamento e estar dentro da validade, observada na parte inferior. Eles devem ser protegidos da luz solar, de produtos químicos ou com odores fortes e devem em estar estocados em local seco, fresco, sem estar diretamente no chão. "A exposição solar é altamente prejudicial à qualidade da água dos galões, podendo ocorrer o desenvolvimento de algas azuis e terem as suas características bacteriológicas, químicas e físico-químicas alteradas", explicou Rosana Barreto, gerente de alimentos da Vigilância.
Outra orientação da técnica da Secretaria Estadual da Saúde é quanto ao uso dos garrafões. "Os galões são de uso exclusivo para água mineral natural, não podem ser usados para outras finalidades e/ou produtos, tais como acondicionamento de produtos de limpeza, solventes, combustíveis, alimentos, entre outros", alertou. Após a observação das condições físicas, armazenamento e distribuição dos galões de água, é necessário que a higienização na casa do consumidor seja feita de maneira correta.
"O bebedouro deve ser limpo a cada 15 dias. Orientamos lavar a cuba do bebedouro com água fervente e esponja reservada somente para esse fim. Depois, esgote a água pela torneira e enxágue com água potável. Encha a cuba do reservatório com água, coloque três colheres de sopa de água sanitária e deixe agir por 15 minutos. Esgote a água pela torneira e enxágue com água potável deixando a água esgotar mais uma vez pela torneira. Coloque o novo garrafão e deixe escoar pelo menos três copos de água mineral pela torneira", recomendou Rosana Barreto.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade