Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Linha branca pode ter prorrogado IPI menor


Avatar

Publicado em 29 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia


O IPI reduzido para a chamada linha branca deverá ser prorrogado.

O benefício do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos de linha branca pode ser prorrogado pelo governo federal. O anúncio da prorrogação do benefício deve ser feito até o fim desta semana. A alíquota menor para os setores de linha branca, móveis, entre outros, está prevista para terminar no próximo sábado.

Caso a prorrogação se confirme, a alíquota do IPI para linha branca continuará em zero; bem como para tanquinhos, móveis e laminador. Já para refrigeradores e congeladores a incidência do imposto continuará em 5%; e em 10% para lavadoras e papel de parede.
Entidades representativas do setor varejista já haviam solicitado ao governo federal uma nova prorrogação da desoneração do IPI, por conta do atual cenário econômico do país.

“Este estímulo é muito importante para o consumo, pois a redução no valor dos produtos foi repassada integralmente aos consumidores. Entre janeiro e maio, as vendas do varejo aumentaram, em média, 22%; entre outros fatores, em razão da desoneração do IPI”, disse, por meio de nota, o o presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Fernando de Castro.
Empresários varejistas garantem ter havido um crescimento recorde no fornecimento de eletrodomésticos de linha branca , desde o início da redução do IPI no fim do ano passado. Segundo eles, em comparação ao mesmo período do ano passado, foram fornecidos ao varejo 52% a mais de refrigeradores, 40% de lavadoras e 40% a mais de fogões.

Varejistas que comercializam os itens beneficiados pelo IPI reduzido disseram que o consumidor ainda encontrará produtos mais baratos na próxima semana, caso a prorrogação do benefício não se concretize. As Casas Bahia, por exemplo, disseram que as redes manterão os preços com IPI reduzido nos produtos enquanto houver estoque nas lojas.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade