Sábado, 13 De Agosto De 2022
**PUBLICIDADE
Publicidade

Museu da Gente Sergipana inaugura exposição sobre Maria Bonita


Avatar

Publicado em 07 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


- Vera Ferreira e Germana Araújo, autoras do livro e curadoras da exposição sobre Maria Bonita

O Instituto Banese está convidando a sociedade para a inauguração da exposição ‘Bonita Maria do Capitão’, que será realizada às 18 horas da próxima terça-feira, 10, no Museu da Gente Sergipana, na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju. A mostra, alusiva ao centenário de nascimento de Maria Bonita, mulher do famoso cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, vai até o próximo dia 5 de agosto.

Organizada por Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, e pela professora de designer gráfico da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Germana Gonçalves de Araújo, a exposição visa despertar o interesse sobre a história do Cangaço pela perspectiva da biografia de Maria Bonita. Ela conta com objetos que pertenceram a Maria Bonita, bonecas, réplicas de vestimentas e projeções em multimídia, entre outras atrações.
Segundo o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda, o Museu da Gente Sergipana tem a honra de apoiar e receber esta exposição, cumprindo o seu objetivo de registrar, proteger, difundir e fortalecer a cultura sergipana.

 "A exposição ‘Bonita Maria do Capitão’ apresenta diversos aspectos que envolvem o mito de Maria Bonita", disse Ézio ao lembrar que no ano passado foi publicado, com o patrocínio do Banese, um livro com a mesma temática (Maria Bonita), de autoria de Vera Ferreira e Germana Araújo, e que deu origem à exposição.

O livro, de acordo com o superintendente do Instituto Banese, é uma obra criteriosa, um rico compêndio de informações sobre a biografada, contextualizado com aspectos que permeiam diversas manifestações culturais brasileiras, mas, sobretudo, é um trabalho de notável apuro estético – acentuou.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade