Quinta, 28 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeito acompanha I Workshop para Gestão Territorial de Aracaju


Avatar

Publicado em 12 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


O projeto para criação da Infraestrutura de Dados Espaciais de Aracaju foi lançado em outubro do ano passado. Foto: Ana Lícia Menezes

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta quinta-feira (11), do I Workshop de Cadastro e Tecnologia para Gestão Territorial de Aracaju. Organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Fazenda, o evento integra o projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais, em execução desde o final do ano passado e que tem como principal finalidade mapear o município, catalogando todas as informações de interesse coletivo, com o uso da tecnologia.
Cerca de 100 profissionais estiveram reunidos na formação – entre equipes das secretarias envolvidas e representantes de órgãos parceiros do projeto -, onde foram apresentados o andamento dos trabalhos, as potencialidades do projeto e o uso futuro do cadastro multifinalitário para formulação de políticas públicas no município.
“Este é mais um passo importante dentro daquilo que consideramos como cidade inteligente. A cidade inteligente é aquela que tem dados, conhece a si própria e que, a partir desse conhecimento profundo, traça políticas públicas para melhorar a vida das pessoas. Então, o georreferenciamento é fundamental. Primeiro porque, ele nos possibilita construir uma base de dados fundamentais para que possamos conhecer a nossa capital. Segundo porque, através desse trabalho, podemos implementar nos elementos de inteligência da Prefeitura, um único sistema. Com essa referenciação gráfica, nós podemos ver onde se concentram determinadas necessidades e quando formos adotar políticas públicas, ter informações suficientes para que o trabalho seja realizado mais rapidamente e de maneira mais eficiente, com possibilidades de melhores resultados”, destacou Edvaldo.
O gestor ressaltou ainda que o projeto, para o qual serão destinados cerca de R$12 milhões, será fundamental para o futuro da cidade. “Estamos consolidando, e dando um passo subsequente, na construção de uma cidade inteligente. Hoje, em cada local que o cidadão chega, ele é uma pessoa diferente. ele possui um cadastro na Fazenda, outro da Saúde, outro da Educação. E o que vamos fazer ao final deste processo? Unificar os cadastros para que o aracajuano seja identificado em todos os setores públicos que ele passar. Além disso teremos base, elementos para planejar o futuro da nossa cidade. Então, até 2024, deixaremos um legado no sentido da construção de uma cidade mais humana, igualitária, mais feliz, mas, acima de tudo, de uma cidade mais inteligente”, reforçou.
O projeto para criação da Infraestrutura de Dados Espaciais de Aracaju foi lançado em outubro do ano passado. Capitaneado pela Secretaria Municipal da Fazenda, o projeto está sendo executado por fases, sendo a primeira, a construção da nova base cartográfica do município.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade