Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Prefeitura realiza plantio de 200 mudas na Reserva Extrativista Mangabeiras


Avatar

Publicado em 07 de maio de 2022
Por Jornal Do Dia Se


Plantio de mudas de mangaba em reserva Foto: Marcelle Cristinne

As pequenas mangabeiras que começaram a ser plantadas nesta sexta-feira na Reserva Extrativista, localizada no bairro 17 de Março, são a garantia de preservação da árvore símbolo de Sergipe. Ao todo, nesta primeira etapa, serão plantadas 200 mudas, as quais, no período entre três a quatro anos, estarão adultas, frutificando e servindo como fonte de renda para as famílias da região que dependem da cata da mangaba.
O secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que essa ação faz parte do esforço empreendido pela gestão municipal para melhorar a condição da reserva, que estava em crescente degradação, decorrente da ocupação irregular. “Nós conseguimos frear esse processo, então agora o Município está tomando medidas para que a vegetação seja devidamente recuperada”, relata.
Alan salienta ainda que esse plantio será importante para fazer o acompanhamento técnico, a fim de desmistificar que o manejo da mangabeira a partir de mudas não é eficiente. “São mudas selecionadas, de boa qualidade, que, no tempo devido, quando as plantas estiverem adultas, poderão produzir, fazendo com que a reserva cumpra seu papel de preservar e, ao mesmo tempo, possibilitar que os catadores continuem usufruindo da sua renda”, enfatiza.
As mudas foram doadas para o Horto Municipal pela Secretaria da Infraestrutura (Seminfra), em dezembro do ano passado. “Recebemos as mudas com aproximadamente 10 cm. Durante os últimos meses cuidamos, fizemos a irrigação, controle de pragas e agora estão com aproximadamente 30 cm. O replante está sendo feito na melhor época, no início do período das chuvas, o que facilita o processo de pega”, detalha Vitor Melo, coordenador do horto.
Antes de serem plantadas na reserva, as mudas passaram pelo processo de rustificação, aumentando a possibilidade de sobrevida. “As mudas são produzidas em estufa, um ambiente controlado que oferece todas as condições de temperatura, luz e umidade para que as plantas se desenvolvam. Então antes do plantio no local definitivo, elas foram retiradas da estufa e ambientadas no local onde serão plantadas, para que se tornem mais resistentes”, informa Vitor.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade