Quinta, 25 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

SAÚDE NEGA confirmação de caso da varíola dos macacos


Avatar

Publicado em 13 de agosto de 2022
Por Jornal Do Dia Se


A erupção passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela (catapora) ou sífilis.

Milton Alves Júnior

O estado de Sergipe segue sem registrar caso oficial de paciente testando positivo para a varíola dos macacos. O compartilhamento de informações falsas, ocorrida entre a quarta e quinta-feira desta semana, 10 e 11 de agosto, respectivamente, contribuiu para que a prefeitura de Aracaju se deparasse com a necessidade de desmentir o conteúdo. O boato indicava que um cidadão aracajuano havia sido diagnosticado com a doença; fato negado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio da secretária Waneska Barboza. Em contraponto, a gestora revelou que um paciente apresentou sintomas. Ele segue em isolamento enquanto o material coletado para análise técnica foi enviado para a Fiocruz; esse envio ocorreu no início da tarde de ontem.
Waneska chama a atenção da população para buscar órgãos governamentais e de Jornalismo na hora de se informar sobre a varíola.
“Qualquer tipo de informação de caso positivo que tenha vindo da Fiocruz, o próprio município de Aracaju e a Secretaria de Estado da Saúde fará a confirmação para toda a sociedade. É preciso que as pessoas busquem se informar através dos veículos de Jornalismo; fora essas duas vias de credibilidade, duvide de conteúdos paralelos. Aracaju vem estudando essa doença desde o mês de junho; caso algum paciente apresente teste positivo para a varíola dos macacos, estaremos prontos para proceder da melhor forma possível”, destacou. Pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi destacado que a transmissão da doença se dá a partir do contato com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e objetos e materiais contaminados, como roupas de cama.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade