Sexta, 29 De Março De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Sergipe é destaque na receita do comércio


Avatar

Publicado em 07 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


As vendas no comércio sergipano estão aumentando

Análise realizada pelo Banco do Nordeste (BNB), a partir dos dados brutos divulgados pela Pesquisa Anual do Comércio (PAC) 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Nordeste foi a que apresentou o maior crescimento real da receita bruta de revenda para todos os estabelecimentos comerciais – atacado e varejo – entre as demais regiões do Brasil. Dentre os estados nordestinos que apresentaram índices de expansão entre 40% e 50%, Sergipe apontou crescimento de 47,6% da Receita Bruta de Revenda.

De acordo com a PAC, o resultado da evolução dos estados do Nordeste contribuiu de forma importante para que a Região obtivesse o maior crescimento dessa receita no Brasil entre 2007 e 2010. A receita bruta de revenda é referente à receita total das vendas incluindo os impostos e contribuições, as vendas canceladas, abatimentos e descontos incondicionais relativos à comercialização de mercadorias.
Considerando os valores nominais deflacionados pelo IPCA médio anual, para o ano de referência de 2010, essa variável sofreu uma expansão, em 2010, de 41,6% em confronto com 2007, superando consideravelmente o desempenho das demais regiões, em especial, a Região Sudeste, cuja variação no período foi a menor entre todas, 29,1%.

Entre os estados nordestinos, o Piauí foi aquele em que a receita bruta de revenda teve a maior expansão, variando 61,7% no período 2007-2010. O estado da Bahia, no qual o crescimento real da variável ficou abaixo dos 30%, apresentou o menor crescimento relativo entre os Estados nordestinos.

A margem de comercialização (receita líquida de revenda menos o custo de mercadoria vendida, ou o resultado do esforço de venda de mercadoria deduzidos o seu custo) teve o maior crescimento real no Brasil, considerando o mesmo procedimento de correção dos valores nominais, localizado na região Nordeste, que apresentou uma variação real entre 2007 e 2010 próxima a 60%, superando amplamente o resultado imediatamente inferior, 43,7%, obtido pelo Norte e a própria variação alcançada no Brasil em seu conjunto, 39,2%.

Sergipe contribuiu com uma expansão de 77,4%, influindo também na determinação do índice alcançado pelo Nordeste no cenário nacional.  Os estados de Alagoas e do Rio Grande do Norte foram os principais responsáveis pelo forte crescimento da margem de comercialização da Região Nordeste, contribuindo cada um por uma expansão da variável no período considerado (2007-2010) de, respectivamente, 93,5% e 89%.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec/SE), Saumíneo Nascimento, esta expansão de Sergipe no indicador de margem de comercialização coloca o Estado na terceira posição na Região Nordeste em termos evolutivos. "Este resultado revela a eficiência dos programas sociais estaduais que combinados com os federais, reduzem o índice de gini (desigualdade de distribuição de renda) e propiciam maior poder de consumo da população, resultando numa ambiência mais favorável para o consumo e o comércio local", explica Saumíneo.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade