Quinta, 25 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Virose lota postos de saúde de Aracaju


Avatar

Publicado em 06 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Posto de saúde do Conjunto Augusto Franco, ontem à tarde: lotado

VIROSE - OS POSTOS DE SAÚDE E CLÍNICAS DE ARACAJU ESTÃO LOTADOS DE PACIENTES COM O MESMO DIAGNÓSTICO: VIROSE

Cândida Oliveira
[email protected]

Postos de saúde e hospitais estão lotados de crianças, jovens, adultos e idosos com a tão conhecida ‘virose’. De acordo com Secretaria de Saúde de Aracaju, no período de inverno  muitas pessoas estão sendo acometidas pelo problema.

De acordo com a infectologista Fabrizia Dias, não há como imunizar as pessoas 100%, inclusive a vacina da H1N1 (Influenza) não deixa ninguém livre de adquirir outras viroses.
Outro problema da proliferação rápida é que existe a facilidade de transmissão dessas doenças. "A maioria das pessoas fica o maior tempo do dia em ambientes fechados, o ideal é sempre estar em ambientes ventilados", explica ela.

Os sintomas apresentados por muitas pessoas são dores de cabeça, dor de garganta, espirros, coriza, congestão nasal e febre. "No inverno, percebemos um aumento significativo de atendimento a pacientes com quadro clínico de doenças virais respirais", conta.

O que fazer – Também assessora técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabrízia faz orientações às famílias para reduzirem as possibilidades de adoecimento por viroses. "Não existe uma prevenção 100% eficaz para impedir essas viroses. Assim, as pessoas devem ter um estilo de vida mais saudável, procurar ficar em ambientes mais ventilados e fazer usos de vacinas disponibilizadas", destacou.

Outro ponto importante ressaltado pela médica é manter uma higiene respiratória, ou seja, ao tossir e ou espirrar devemos colocar a mão sobre o nariz e a boca, lavar em seguida as mãos com água e sabão, ou fazer uso de álcool ou gel.

Quanto  à ingestão da água gelada como fator causal da gripe, ela afirma que não existe nenhum estudo cientificamente comprovado. "É um mito pensar que beber água e ou outro alimento gelado levaria a um quadro gripal", explica.

A infectologista lembra ainda que a gripe comum é um tipo de virose respiratória, dentre a uma gama de outros vírus, responsáveis por sintomas respiratórios. "Desta forma, a vacina contra a influenza da gripe comum e a gripe causada pela influenza H1N1 não imuniza contra os outros tipos de vírus respiratórios", esclarece. Dentre os vários tipos de vírus, ela destaca adenovírus, para influeza e rinovírus.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade