Ginastas da Seleção Brasileira de GR alteram a rotina, porém mantém o foco nos treinamentos
Ginastas recriam rotina e focados em objetivos
Publicado em 22 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
As atletas da Ginástica Rítmica, cada uma do seu jeito, procuram utilizar da melhor forma, aquilo que não deixa de ser um patrimônio: tempo livre. "Aproveito para estudar mais o inglês, ler livros, fazer estudos bíblicos e receitas com minha mãe", diz Nicole Pircio. Já Bárbara Domingos reserva um tempo especial para desfrutar da música e da dança, interesses compartilhados pela imensa maioria das praticantes de GR."Tenho ouvido música quase todos os dias e aproveito também para fazer um fitdance".
Camila enfatiza com clareza que o ginasta jamais poderá abrir mão de seguir uma rotina, mesmo que seja significativamente diferente, em comparação com aquela dos saudosos tempos pré-covid-19. "Minha principal estratégia consiste na criação de uma rotina, que consiga seguir todos os dias. Ter uma rotina faz com que os dias sejam mais normais, produtivos".
Medalhistas olímpicos do quilate de Arthur Zanetti e Arthur Nory obviamente têm seus receios num contexto de incerteza para toda a espécie humana, mas têm suas ferramentas para enfrentar as adversidades. "Continuo fazendo o treino físico em casa, mas dou bastante ênfase ao treino mental. Foco bastante nisso não só para controlar a ansiedade, como também para dar continuidade à atividade de visualização dos movimentos da série", explica Zanetti, campeão olímpico em 2012 e vice quatro anos depois, sempre nas argolas.
A ginasta Rebeca Andrade cita a importância de manter a fé e de conservar o seu já costumeiro alegre estado de espírito. "Vivo cantando: no chuveiro, ao lavar a louça, ao arrumar a casa. E acho que a melhor coisa que a gente pode ter hoje é fé. Uso a minha, oro bastante".
Caio se beneficia por morar em casa com amplo quintal, em Volta Redonda, e não hesita em manter o tônus muscular com um instrumento bastante conhecido por milhões de trabalhadores rurais brasileiros: a enxada. "Além de capinar mato e roçar, amasso e pinto paredes".