ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA DESO NA GRANDE ARACAJU: GOVERNADOR CONFIRMA OBJETIVO DE PRIVATIZAR A COMPANHIA
Governador tenta apoio de sindicato para a privatização de água e esgoto
Publicado em 10 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Ogovernador Fábio Mitidieri recebeu nesta quinta-feira, 9, representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan). O encontro teve o propósito de buscar conciliações frente à iminente concessão parcial dos serviços de saneamento básico do estado, hoje operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Como encaminhamento, foi deliberada a criação de uma comissão responsável por determinar o quantitativo de profissionais necessário para o processo de transição. Após o trabalho da comissão, novos encontros serão marcados.
Durante o encontro, o governador reafirmou a disponibilidade da gestão em receber e analisar as colocações dos trabalhadores. “Hoje, cumprimos nosso compromisso de atender a uma demanda da categoria, recebendo os representantes do sindicato e ouvindo seus questionamentos. Nosso objetivo final e comum é oferecer um serviço de qualidade aos sergipanos, sem deixar de nos colocar à disposição dos trabalhadores da Deso para escutar seus anseios, sempre alinhado com as condições do Estado”, frisou.
Concessão – Na busca pela melhoria do serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto no estado, o Governo de Sergipe demandou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um diagnóstico da atual situação do sistema. Pelo estudo, foi indicada a aderência a um modelo de concessão parcial, na qual a captação e o tratamento da água continuariam sendo responsabilidade do Estado. A distribuição, no entanto, ficaria a cargo da iniciativa privada.
Em virtude do manifesto desconforto dos trabalhadores da Deso, o governador Fábio Mitidieri veio a público em diferentes ocasiões para ressaltar que os desligamentos em massa não são de interesse da gestão. O entendimento do Governo, segundo o chefe do Executivo estadual, leva em conta, inclusive, o fato de que houve aumento no número de contratações nos estados que adotaram o sistema de concessão, a exemplo do Rio de Janeiro.
Além do presidente, participaram da reunião em nome do Sindisan os representantes Joe Igor, Aécio Ferreira e José Sérgio Passos. Também esteve presente o representante dos trabalhadores da Deso e membro do Conselho de Administração, Raimundo José Cardoso.