Governadores tentam resolver abastecimento de gás no Nordeste
Publicado em 26 de agosto de 2021
Por Jornal Do Dia
Foi realizada ontem, em Natal, reunião deliberativa com os governadores do Consórcio Nordeste. Na oportunidade, foram discutidos temas como a compra de ações das agências distribuidoras de gás do Nordeste, a ampliação da conexão via fibra óptica para a região, compromisso de investimento na geração de energia limpa, além da elaboração de uma carta que reafirma o compromisso dos governadores com a manutenção da segurança e democracia do país.
Em assembleia com os governadores dos estados nordestinos, foi manifestada a preferência pela compra das ações das agências de distribuidoras de gás da região. "Exercendo esse direito de preferência, mantemos o compromisso com um setor estratégico de uma região produtora de gás. Com isso, fazemos o uso de forma planejada em relação ao gás", relata Wellington Dias, do Piauí.
Outro ponto discutido pelos governadores do Consórcio Nordeste foi o compromisso da ampliação da conexão via fibra óptica para todos os municípios da região, garantindo a inclusão digital dessa região. "Com isso, vamos avançar de forma moderna na telemedicina, tele educação, tele segurança, do comércio e setor privado. Garantir com essa educação, bons resultados para o nordeste", pontua o governador.
Na assembleia foi determinada ainda a projeção de modelagens de Parcerias Público-Privado para a substituição das fontes de geração de energias atuais por energias limpas como a eólica e solar. "Aprovamos o projeto que garante, por parte dos estados, a comissão de uma manifestação de interesse público para que modelagens de parceria público privado possamos alcançar a substituição o equivalente ao que os estados consomem de energia, por energia limpa. somos a região das energias limpas como a eólica e solar, com isso, queremos estar em concordância com o acordo de Paris, na linha do compromisso ambiental", declarou Wellington Dias.
Os governadores ainda elaboraram uma carta em que manifestam o compromisso dos governadores nordestinos na manutenção da defesa e democracia do Brasil. "Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil", diz trecho da carta do Consórcio Nordeste.
"Natal, 25 de agosto de 2021
Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições a uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa Nação.
Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição.
Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil."
Wellington Dias- Governador do Piauí
Renan Filho – Governador de Alagoas
Rui Costa – Governador da Bahia
Camilo Santana – Governador do Ceará
Flávio Dino – Governador do Maranhão
João Azevedo – Governador da Paraíba
Luciana Santos – Vice-Governadora de Pernambuco
Fátima Bezerra – Governadora do Rio Grande do Norte
Eliane Aquino – Vice-Governadora de Sergipe