Governo do Estado promoverá Copa de Judô e Jiu-jítsu, para homenagear o Mestre das artes marciais, o professor Jairo Moura
Governo do Estado promove a Copa Jairo Moura
Publicado em 15 de agosto de 2018
Por Jornal Do Dia
Pioneiro das artes marciais no Estado de Sergipe, o professor Jair Moura foi mestre de várias gerações e fez estória nos tatames e ringues sergipanos. Primeiro como lutador de "luta livre", uma variável do atual MMC. Depois como técnico e mestre de artes marciais.
O professor Jairo Moura se orgulha de muitos dos atuais treinadores, dirigentes e até mesmo dos grandes atletas em artes marciais do Estado de Sergipe, terem recebidos suas orientações. "Muitos deles hoje são promotores públicos, desembargadores, médicos e advogados. E tem aqueles que seguiram a arte e são bons técnicos formadores de novas gerações", comentou o homenageado.
Como dirigente, Jairo Moura foi fundador das federações sergipanas de Judô e de Jiu-jítsu. Portanto, pode ser considerado como uma "lenda viva" na história das artes marciais no Estado de Sergipe. E essa dedicação ao esporte, já soma 50 anos, desde que aqui chegou.
Este ano, Jairo Moura completa 50 anos dedicados ao desenvolvimento e incentivo às artes marciais no Estado de Sergipe. O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), reeditará a Copa Jairo Moura de Judô e Jiu-jítsu, competição que marcou época nos anos 90 em Sergipe. Tudo ficou definido no encontro entre o professor Jairo Moura e o secretário Antônio Hora Filho.
A "Copa Moura de Judô e Jiu-jítsu 50 anos" será realizada no início do mês de novembro, deve reunir um grande número de lutadores e possivelmente, estará dentro da programação de inauguração da nova e moderna quadra esportiva do Ginásio de Esportes Constâncio, palco das grandes competições de esporte amador no Estado de Sergipe.
– O professor Jairo Moura é um grande expoente. Sem sombra de dúvida o maior nome das artes marciais no Norte e Nordeste do Brasil. O Estado de Sergipe não poderia deixar passar em branco essa data histórica, homenageando a dedicação de uma vida inteira ao esporte do nosso estado. Ele que não é sergipano, mas escolheu morar aqui e foi aqui que construiu essa linda história levando além fronteira o nome do nosso estado. Então, nada mais do que justo promover a "Copa Jairo Moura de Judô e Jiu-Jítsu" comemorando as bodas de ouro do professor Jairo Moura aqui no nosso estado – disse o secretário Antônio Hora.