O programa também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação. Foto: André Moreira
Governo empossa 95 profissionais para o Programa Acolher nas escolas estaduais
Publicado em 03 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Depois de processo seletivo da Rede Pública Estadual de Educação, 95 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, passarão a atuar no Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe (Acolher). Em solenidade no Teatro Atheneu, nesta quarta-feira (2), o governador Fábio Mitidieri deu posse aos profissionais selecionados, iniciando, assim, o maior projeto de assistência coletiva, tanto nas escolas da rede estadual quanto nas diretorias regionais de educação de Sergipe.
O Programa cumpre um compromisso firmado pelo governador no início da gestão em seu planejamento estratégico. “O Programa Acolher é uma das meninas dos nossos olhos, pois foi um compromisso firmado desde a campanha eleitoral. Vivemos num mundo bombardeado de informações e, agora, os nossos jovens poderão ter um acompanhamento psicossocial. O programa vai ajudá-los a prepará-los para o futuro e para os desafios da vida”, ressaltou.
Todos os 95 profissionais aprovados irão receber notebooks para auxiliar no trabalho do programa Acolher. Durante a solenidade, houve entrega simbólica de dois notebooks para psicólogo e para assistente social. Um deles é o psicólogo Marcus Vinícius Oliveira Santos, de 34 anos, que atua na área desde 2010 e agora irá atuar na rede estadual de ensino.
De acordo com Marcus Vinícius, ele também atua como docente na área em uma universidade, já mantinha contato com a Seduc por meio de projetos da instituição da qual fazia parte e, dessa forma, percebeu a necessidade, principalmente no período após a pandemia, de profissionais da área na educação pública. Por isso, decidiu participar do processo seletivo. “É fundamental que seja assegurada a presença dos profissionais da psicologia e do serviço social nas escolas. Acho que a gente passa por um momento em que se torna mais premente a presença desses profissionais para a gente dar um suporte nessa política de saúde mental nas escolas. O programa veio numa hora muito boa”, avaliou, feliz por poder fazer parte deste momento.
Sobre o programa – O projeto Acolher é um programa focado nas demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, a fim de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes e profissionais. O programa também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação.