Somente nos primeiros cinco meses do ano, 17 mil crianças foram atendidas na unidade hospitalar.
Governo entrega ‘Espaço de Apoio à Saúde Infantil’ no Hospital da Criança
Publicado em 02 de abril de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Atento às demandas para o período de sazonalidade pediátrica, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou nesta terça-feira (1º), o ‘Espaço de Apoio à Saúde Infantil’ localizado no Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza. A entrega faz parte das ações de enfrentamento do período e o espaço está disponível para atender crianças com sintomas leves das síndromes gripais.
A superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, afirmou que o espaço vai favorecer à unidade de saúde no quesito de atender os pacientes de forma mais ágil e qualificada. “Quando conseguimos priorizar os mais graves e dar uma celeridade aos pacientes de baixa complexidade que vêm aqui, com sintomas leves e que podem ser liberados para casa com mais agilidade, a gente consegue dinamizar o atendimento no hospital, atender mais crianças e levar saúde à população”, destaca.
Catharina explicou ainda que o ‘Espaço de Apoio à Saúde Infantil’ é voltado ao atendimento de baixa complexidade, quando o paciente já veio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com primeiros dias de sintomas e não teve resolução, mas procura o hospital para receber atendimento, medicação e caso necessário, realizar exames complementares. Além disso, caso o quadro clínico exija, o paciente poderá ficar internado no Hospital da Criança.
Estrutura – O Espaço conta com dois consultórios para atendimento de crianças com sintomas leves das síndromes gripais. Além disso, o local dispõe de poltronas que servirão de apoio para aplicação de medicações rápidas, deixando a estrutura do Hospital da Criança exclusivamente para atender as demandas de doenças respiratórias com classificação de risco – pacientes com urgência de atendimento.
Ainda para atender a demanda do período de sazonalidade, o hospital realizou contratação extra de médicos e enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender a população 24 horas.